artistasgauchos












Resenha

Sadie: uma história sobre coragem e resiliência
Isabela Zampiron

"Gostaria que isso fosse uma história de amor porque sei o que acontece numa história como a minha, em que o único respiro fica nos espaços entre as linhas."

Sadie é uma jovem com uma vida complicada. Aos dezenove anos, ela é responsável pela irmã mais nova, Mattie, de treze. Faz três anos que a mãe delas foi embora e abandonou as garotas. Desde então, Sadie fez o possível e o impossível para criar a irmã.

No entanto, quando a caçula desapareceu e, após alguns dias, seu corpo é encontrado, o mundo de Sadie desaba. Ela embarca em sua própria investigação já que a polícia não parece estar interessada no caso. É quando surge o jornalista West McCray que começa a ir atrás do paradeiro de Sadie após a avó de consideração das garotas pedir isso a ele, pois ela também está desaparecida.

"Isso é uma verdadeira tragédia, falando sério. É uma tristeza quando as pessoas não percebem o próprio valor."

O livro se divide em duas narrativas. Na primeira, acompanhamos Sadie indo atrás do assassino de sua irmã e lidando com sua gagueira. Apesar da narrativa de Sadie aparentar ser no presente, ela é no passado tendo em vista que a garota está desaparecida há meses. Na segunda, vemos West contextualizando sobre a vida das irmãs e conhecendo as pessoas ao redor delas, contando, de fato, no presente. Através dessas vozes, que são intercaladas na narrativa, a autora, Courtney Summers, prende o leitor na história o conectando com os personagens.

"?Como se perdoa as pessoas que deveriam te proteger? Às vezes, não sei do que mais sinto falta: de tudo que perdi ou de tudo que nunca tive."

A forma com que Summers aborda assuntos complicados, como abuso e violência, é de forma realista, sem se esquivar da crueldade. Além disso, a autora criou uma protagonista profunda, cheia de determinação e raiva. Não diria que Sadie é uma típica heroína - nem ao menos a chamaria assim -, mas a personagem possui traços que torna impossível não torcer por ela.

A atmosfera do livro é intensa e sempre te faz querer mais. Mesmo o livro iniciando com essa pegada de tentar resolver o mistério por trás da morte de Mattie, a história vai além. Me vi curiosa para descobrir quais foram as vivências que a Sadie teve para sua personalidade ser moldada da forma que é e até mesmo pelo amor e cuidado que ela sentia pela caçula.

Nós, leitores, só descobrimos a verdade no final do livro, e com isso quero dizer as últimas páginas da trama. Não que Courtney Summers tenha enrolado para contar, tudo que vem antes é indispensável. Também o clímax acontece a todo momento e a revelação final funciona como o fechamento do livro ao invés de gerar mais discussões em cima da narrativa.

Não é uma história fácil de digerir, mas é necessária.


05/08/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "175308" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações