artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

O livro e o reality show
Paulo Tedesco

Na conta das redes sociais e das transmissões audiovisuais em larga escala, a questão da privacidade vem sendo alvo de uma de espécie de hecatombe, em especial para a imagem de crianças e jovens. A auto-exposição, a nudez e o sexo infantil, são tamanhas que basta uma rápida pesquisa na internet e centenas de impressionantes referências aparecem como resultado.

A televisão, obviamente, vem potencializando o quadro, pois na busca de índices de audiências apela à vergonhosas competições por mais e mais verbas publicitárias. Com isso deseduca, conduzindo seu telespectador à naturalização da auto-exposição e da pornografia indisfarçada. Além de expor crianças e adultos em situações limites e muitas vezes vexatórias, a exemplo dos programas culinários e outros tantos “reality”, que simplesmente colocam meninos e meninas numa perigosa exposição.

E há que se falar abertamente sobre isso, porque sim, é danosa essa cultura do entretenimento sem limites, onde expor sua intimidade, a da sua casa, a imagem de seus filhos e filhas, é também provocar um dano irreversível à formação de qualquer um. Se educarmos, ou melhor, se levarmos para as escolas que todos temos direitos sobre TUDO aquilo que escrevemos, TUDO o que fotografamos e TUDO o que filmamos, e que devemos estar conscientes de seu uso (sendo pagos ou não), as chances de termos um país bem melhor é considerável.

O ensino das complexidades do livro, por exemplo, que perpassaa abordagem em aulas sobre do direito autoral, pode também recair sobre o papel de quem não aparece ao público. Ora, ensinar que sempre haverá algum tipo de editor numa boa obra literária, que em qualquer história televisada e encenada haverá também uma editoração, uma direção, uma roteirização, que intermedeia e que melhor prepara uma obra para o público, pode ajudar muito na formação da cidadania, inclusive no combate à pirataria e ao plágio.

Há quem pense, que publicar um livro digital e aguardar, sentado, a riqueza chegar, é algo real como é o sucesso natural de se participar num programa de TV. Pois, sinto: é ilusório, como são ilusórias as naturalidades da maioria dos atos nos reality shows, porque há um ensaio por trás e um diretor cortando e arremedando, e, antes de tudo, há um autor intelectual para tudo o que irá ocorrer. É preciso, portanto, educar para se poder cobrar, e bem sabemos por onde se bem começa essa história de direitos e deveres: em casa e na escola.


29/01/2016

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "240602" no campo ao lado.
 
  

 

  Paulo Tedesco

É escritor de ficção, cronista e ensaísta, atua como professor e desenvolvedor de cursos em produção editorial e consultoria em projetos editoriais, também como orientador em projetos de inovação em diferentes setores. Trabalhou nos EUA, onde viveu por cinco anos, nas áreas de comunicação impressa, indústria gráfica e propaganda. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? (Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

www.consultoreditorial.com.br

paulotedesco@hotmail.com
www.paulotedesco.com.br/
https://www.facebook.com/paulotedescoescritor?ref=bookmarks


Colunas de Paulo Tedesco:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural