artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Sala de aula não é brinquedo
Cláudia de Villar

Às vezes, eu  fico pensando o que passa na cabeça das pessoas (pais, professores e alunos) ao concluírem que a sala é um local de diversão! Sala de aula é sala de aula e ponto final.  De uns tempos para cá há uma marcha louca, com bandeiras na mão, numa luta contra o "tradicional". Uma aversão ao passado, mas de forma tão radical que chega a dar medo! Dar as costas ao passado é a mesma coisa que rasgar velhos e bons costumes.

Sou do tempo em que a professora lecionava, dava aula, fazia a chamada e ensinava. Hoje, salvo a algumas (graças a Deus) exceções, há professores que fazem malabarismos para chamarem a atenção de seus alunos.

Acordem!

Óbvio que não podemos usar de repressões físicas e verbais do passado, que ridicularizam e humilham os nossos educandos, mas lugar de malabarismo é no circo!

Voltemos a ser professores!

Não há dúvida que com a globalização, a internet, os celulares, etc., a nossa disputa está prejudicada, mas pensem: não deve ser uma disputa de quem chama mais a atenção do aluno, o que existe é a sala de aula, a escola!Estamos, nós professores, numa escola, num local mágico e de aprendizagem. Como sermos melhores que a internet?

 Simples, vamos ser professores!

Sabe aquela magia de ter alguém em nossa frente que nos hipnotiza, que nos envolve com os seus saberes?

Esta pessoa é o professor.

A internet deve ser a nossa aliada e não a nossa rival. Vamos sim fazer uso de novidades, de pesquisas na internet, de pesquisas em bibliotecas (muitas vezes já esquecidas) e em livros!Deixemos de lado um pouco as máquinas e voltemos a ser humanos... Pessoas que trocam informações, pessoas e não computadores. Está se perdendo na poeira o prazer de aprender com o próximo, dando lugar às aprendizagens eletrônicas. Voltemos às aulas de música, de artes, de canto, de conteúdos, de disciplina, de respeito, de vida.

O nosso melhor e maior bem é a vida.

O nosso legado para a sociedade são as vidas munidas de saberes humano.

Portanto, chega de aula-circo! Voltemos às "aulas-aulas"!

Sala de aula nunca foi igual a baile. Vamos entrar num acordo:a sala de aula pode e deve ser um lugar harmonioso, feliz e rico em aprendizagens. Trazer para dentro da sala de aula algumas novidades, materiais enriquecedores da prática pedagógica é uma coisa, mas fazer do local de ensino uma festa louca é outra coisa, além de perigoso hoje em dia, pois há alunos que a sua vida fora da escola já é uma farra constante, vindo para a escola sem nenhuma noção de comportamento, de respeito e de postura para o "aprender".

Valores também se ensinam nas escolas.

O educando deve perceber a diferença entre escola e rua.O respeito às escolas está "saindo de moda" muitas vezes por "culpa" do professor que resolveu ser legal com a turma, ser amigo, ser parceiro, etc. e não ser o professor. Por fim, deixo aqui o meu protesto contra as escolas-circo e os meus parabéns aos professores e pais que ainda acreditam num futuro melhor para as suas crianças e jovens através de uma educação pautada na aprendizagem sem medo em estar ligada aos valores do passado, que são fontes de riqueza neste presente e que será a salvação do futuro.


25/09/2013

Compartilhe

 

Comentários:

olá Cláudia, maravilha de artigo, lendo o texto pude me lembrar de quando era um adolescente, do tempo em que estudei em uma escola pública na cidade de São Vicente/SP no tempo em que o respeito era por conta de todos na sala de aula, tanto alunos como professores, depois vim para o sul e tive o privilégio de concluir o ensino médio em Esteio, em uma escola maravilhosa pública também, Jose Loureiro da Silva. Lá também fui respeitado e tive que respeitar e aprendi coisas muito importantes que trago em minha vida até hoje. O tempo em que as aulas não eram espetáculos circenses. Hoje estudo para ser professor de História e o meu maior desejo é fazer a minha parte um dia, para que não aconteça em minhas aulas esse tipo de coisa... um grande abraço...
Kleber Jose Goularte Martins, Rodeio Bonito/RS 17/10/2013 - 11:30

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "055103" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural