artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Artigos e Resenhas

Ler é ser cidadão
Cláudia de Villar

A leitura é libertadora. Ler é ter o poder nas mãos. O poder de ser um cidadão.
 
Quem lê tem nas mãos um leque de possibilidades. Possibilidade de rir, chorar, gritar, falar, dizer, viver. Não, eu não estou exagerando. Através da leitura o indivíduo é capaz de realizar sonhos, realizar projetos, realizar fantasias, realizar a alegria.

Quem lê, além de melhorar o vocabulário, adquirir conhecimento e melhorar a escrita, consegue inserir-se no mundo. Vejam que falo de leitura e não de decodificação de letras. Ler é muito mais. Ler é desbravar o mundo, é avançar nas possibilidades, é conhecer muitas verdades, é poder reconhecer uma mentira, é poder fazer parte de um grupo: mundo.
 
A escola que não possibilita espaços e tempo de leitura está de certa forma, discriminando, desviando o aluno de caminhos literários e libertários. A libertação de um povo começa na educação. Quem não lê não sabe, não vê, não crê.  A leitura dá ao cidadão o título de pessoa, tira do indivíduo aquela máscara de ser reconhecido apenas como mais um número de estatística/IBGE. Lendo, o indivíduo passa a existir, verdadeiramente, no mundo. 
 
Portanto, a escola que se esquiva de momentos literários que não permite ao aluno a oportunidade de ter contato com livros e, quem sabe, até escritores, não está desempenhando a sua função educativa, mas vendando os olhos dos educandos com textos didáticos e outras atividades escolares, dizendo que oferece momentos literários.
 
Sim, concordo que os textos didáticos possuem um fim próprio e que eles são necessários em algum momento da prática pedagógica. Eu sei, além de ser escritora eu também sou professora, mas ler não se restringe a apenas isso. Ler é mais. Ler é muito mais.
 
Em suma, os momentos de leitura bem desenvolvidos, com obras bem escolhidas, com uma diversidade de ofertas para o ler (jornais, HQs, revistas, livros, etc) são fundamentais para a construção do cidadão crítico e político. Portanto, a leitura é uma ferramenta de construção do cidadão.
 
Leia, descubra, surpreenda-se e construa a sua própria história.

23/06/2013

Compartilhe

 

Comentários:

Lendo aprendemos, viajamos, refletimos... Enfim ler é abrir horizontes em nossa mente!!! Parabéns, pelo texto, Cláudia.
Lueci Mattos, Viamão, RS 29/06/2013 - 23:16

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "105405" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural