artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Luiz-Olyntho Telles da Silva
Luiz-Olyntho Telles da Silva
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

 torne-se fã desse artista

Luiz-Olyntho Telles da Silva é psicanalista e escritor.

Graduado em Psicologia, pela PUCRS em 1967, iniciou uma formação analítica em Porto Alegre, ainda em 1965, a qual teve continuidade, desde o final dos anos 70, em Buenos Aires. Seus escritos psicanalíticos esmiúçam os meandros da teoria, enquanto seus contos esquadrinham o particular do cotidiano e do inverossímil, buscando sempre um universal possível. Seu modo de escriturar na Língua, diz seu colega Paulo Medeiros, é epopéico - considerando-se épos raiz para epopéia - na medida em que busca fazer uso da palavra certa.

Membro da Biblioteca Sigmund Freud, Espaço de Interlocução e Formação Psicanalítica (Porto Alegre). Membro do Comitê de Leitura e Arbitragem da revista Texturas em Psicoanálisis (Buenos Aires), do Conselho de Colaboradores da revista Contexto em Psicoanálisis (Universidade Autônoma Metropolitana de La Plata - Argentina) e da Revista Veredas (de Traço Freudiano Veredas Lacanianas, Instituição Psicanalítica – Recife).

É orgulhoso de sua participação, como orelhista, do quarto volume da premiadíssima tradução brasileira de Finnegans Wake / Finnicius Revém, de James Joyce (feita por Donaldo Schüler; Ateliê Editorial, 2002), e também de A lei primordial, de Franklin Cunha (AGE, 2004), que recebeu o Prêmio Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores do Rio Grande do Sul.

Uma análise sua do livro O senhor das matemáticas, de Maria Carpi, foi publicado no jornal Rascunho, da Gazeta do Povo, de Curitiba (http://rascunho.gazetadopovo.com.br/a-formula-dos-sonhos/), e um estudo sobre o conto No manantial, de João Simões Lopes Neto foi publicado na revista Nonada da Uniretter (http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/697/522). A página da Palavraria, Livros & Cafés, também publica suas crônicas (http://palavraria.wordpress.com/2013/07/10/a-cronica-de-luiz-olyntho-telles-da-silva-o-rapto-de-lucrecia/).

Seus textos foram apresentados, além de Porto Alegre, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Vitória, Buenos Aires, La Plata, Rosário, Montevidéu, Barcelona, Paris, Cannes, Grace e Nova Iorque.


Cidade Porto Alegre
E-mail lots@uol.com.br
Site www.tellesdasilva.com

 

Mais informações

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

- Da miséria neurótica à infelicidade comum. Porto Alegre, Ed. Movimento, 1ª ed., 1989; 2ª ed. revista e ampliada, 2009.
- FREUD / LACAN: O desvelamento do sujeito. Porto Alegre, AGE, 1999.
- Leituras. Porto Alegre, AGE, 2004.

- Incidentes: em um ano bissexto, Porto Alegre, EDA, 2009 (Contos)

- Ponto contraponto: significante & discurso na Psicanálise, HCE, 2012.

- Um elefante em Albany Street: a arte da descrição discreta, Porto Alegre, HCE, 2012.


Destaques

 Cadastre-se como fã desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Luiz-Olyntho Telles da Silva no portal é um oferecimento de:


Este perfil já foi acessado 2685 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural