artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Liberato Vieira da Cunha

 seja um seguidor desse artista

Liberato Vieira da Cunha nasceu em Cachoeira do Sul, Brasil, em 25 de maio de 1945. Iniciou-se no jornalismo aos 14 anos. Fez seus estudos primários e secundários nos colégios Nossa Senhora das Dores e Anchieta, em Porto Alegre, e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Ufrgs. Especializou-se em jornalismo na Alemanha, em 1982 e 1987. Atuou como correspondente internacional naquele país e nos Estados Unidos. Trabalhou nos jornais Diário de Notícias, Correio do Povo e Folha da Tarde, de Porto Alegre.

Atualmente integra a Editoria de Opinião de Zero Hora, onde também publica uma crônica semanal. É detentor de vários prêmios nacionais e internacionais na área do jornalismo e da literatura, dentre os quais um Erico Verissimo, um Açorianos, um Norton e um da Sociedad Interamericana de Prensa, além do grau de Chevalier des Arts e des Lettres da República Francesa.

Liberato Vieira da Cunha é autor de Miss Falklands (crônicas e
contos, 1983), Um hóspede na sacada (crônicas e contos, 1985), A mulher de violeta (crônicas e contos, 1990), As torrentes de Santaclara (romance, 1993), Um visto para o Interior (crônicas, 1996), A morte do violinista (contos, 1997), A Companhia da Solidão (crônicas, 2000) e Tratado das Tentações (crônicas, 2002). Participou das mais importantes antologias de autores gaúchos a partir dos anos 80, numa delas juntamente com escritores hispano-americanos.

Liberato Vieira da Cunha é dono de um estilo direto e despojado, ora marcado pelo lirismo, ora pela nostalgia e o humor. Várias de suas crônicas e contos foram traduzidos em países da América Latina e na Alemanha.

• Está sendo lançado dia 25 de outubro o romance "O Homem que Colecionava Manhãs", Editora Objetiva, Rio de Janeiro (RJ). O lançamento será na Saraiva Megastore às 19 hs.

• Prêmio Açorianos 2001, categoria crônica, pelo livro "A Companhia da Solidão" e o Prêmio Açorianos 2003, categoria crônica, por "Tratado das Tentações".


Cidade Porto Alegre
E-mail liberato.vieira@zerohora.com.br
Site www.liberatovieiradacunha.com.br

 

A presença de Liberato Vieira da Cunha no portal é um oferecimento de:



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


Seguidores desse artista (21)


Este perfil já foi acessado 1893 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural