artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A festa da litertura e da cultura
Suely Braga

Dia 1º de dezembro de 2012 encerrou-se a 27ª Feira do Livro em Osório, que ocorreu de 26 de novembro a 1º de dezembro.

Como todas as Feiras anteriores foi um sucesso. É claro que nem tudo é perfeito ocorreram pequenas falhas o que é natural, mas não afetaram o brilho da festa, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Foi uma semana de muita movimentação com a população prestigiando o evento.

A Feira do Livro é um dos principais eventos literários e culturais do município.
A Feira teve como Patrono o advogado e Prof. Juraci Pasquoto, que foi incansável, visitando todas as escolas ,conversando com professores e alunos, divulgando-a. O homenageado foi o poeta, escritor e artista plástico Mário Feijó, ex-presidente da Academia dos escritores do Litoral Norte (AELN) e como xerife o Prof. Geraldo Scur.
Este ano teve uma novidade a Patroninha, a aluna Michele Pinto Milanezi, aluna da 8ª série, da E.E. de Ensino Fundamental General Osório, cuja missão era incentivar a participação das crianças e adolescentes na Feira.

A programação foi vasta e variada junto à 8.ª Festa da Leitura. Palestras, bate-papos, músicas, danças, teatros, oficinas, contação de histórias, exposições, sessões de autógrafos e outras atividades na Biblioteca Pública Municipal como: Tributo ao escritor Moacyr Scliar com painel sobre o escritor e exposição de suas obras.

Bate-papo com a Prof.ª Naura Martins, professora da FACOS sobre o livro de Moacyr Scliar “Centauro no Jardim”. Palestra com a escritora Morgana, coordenadora da Biblioteca Pública do Estado do RS sobre a criação dos amigos da Biblioteca. Reunião com as bibliotecárias do Litoral Norte. Reinauguração da Galeria dos Escritores de Osório. Maratona literária do livro “Centauro no Jardim”, de Moacyr Scliar.

Foram palestrantes: Fernanda Chemale, Valesca Assis Brasil, Cláudia de Villar, Elma Santana, Alexandre Brito, Rodrigo Prates, Humberto Gessinger, Ricardo & Eliana Sá, Mário Feijó, Leila Pereira, Vera Marinzech, Jorge Martins, Adriane Azevedo, Mário Pirata, Marcelo Spalding, Sérgio Hinds.
As exposições foram: fotografias de Fernanda Chemale, no Espaço Cultural Conceição, fotografias de Eliane Hendelz, no Largo dos Estudantes, poesias ilustradas de Suely Braga também no Largo.

Houve muitas sessões de autógrafos de vários escritores de Tramandaí, Capão da Canoa, Santo Antonio da Patrulha e Porto Alegre.
Foi um ponto alto da Feira a premiação do 5º Concurso Literário Cataventos, de crônicas da cidade, no qual foram premiados vários escritores osorienses.

Também tivemos o Recital poético musical Batuque Tuque Tuque e o sarau poético musical da Academia dos Escritores do Litoral Norte Músicas entre elas o coral Mulheres Cantam Elis, de Santo Antonio da Patrulha. e não podiam faltar as bancas dos livreiros que atendiam gentilmente a população.

A 27ª Feira do Livro foi patrocinada pela Prefeitura Municipal e várias firmas, tendo à frente da organização a Secretária de Cultura do município, Liege Fernandes, a adjunta Tâmara Carniel, Rosane Hemmel e muitas outras pessoas e funcionários, que se dedicaram incansavelmente para o êxito da Feira.


02/12/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "001204" no campo ao lado.
 
  

 

  Relatos

Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Relatos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural