artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Escrita

O texto memorialista - a autobiografia
Jacira Fagundes

Os textos voltados à memória, podem ser considerados literatura de ótima qualidade. Costumam retratar uma época vivida do passado até o presente, a partir de lembranças pessoais do autor, como personagem de uma história que se pretende real. Escrever e narrar suas memórias de um modo o mais próximo da realidade, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar lembranças de uma forma vívida, é o que faz da sua leitura, algo instigante. Para isso, seus autores usam a língua com liberdade, preferindo, às vezes, o sentido figurado, nem sempre totalmente aberto ao leitor. O próprio autor está capacitado a narrar suas memórias de um modo poético, literário, desde que busque um encontro emocionante com seu leitor. Que não só informe fatos relevantes do passado e do presente, mas em especial, consiga trazer o leitor para perto, fazendo com que tais momentos sejam interpretados artisticamente por ambos – autor e leitor.

O autor terá a capacidade de recuperar suas experiências de vida, verbalizando-as por meio de uma linguagem na qual ele, e apenas ele, é autoridade. Mais do que lembrar o passado em que viveu, o memorialista narra sua história, desdobrando-se em autor e narrador/personagem. Autores consagrados partiram, em dado momento de suas vidas, ao registro de suas memórias em livro. Revelaram-se como personagens reais em seus escritos, embora, por vezes, deixaram comparecer um tanto de ficção.

Nas memórias literárias, o que é narrado, não é a realidade exata. A realidade dá sustentação ao texto escrito, mas esse texto é constituído, também, por uma dose de invenção.

Tais escritos aproximam-se de textos históricos, uma vez que trazem a realidade vivida ao leitor. Além de acontecimentos, mostram as questões ambientais e sociais de uma época. De forma análoga, aproximam-se do romance pelo trabalho literário que tem o autor.

Vem a ser um jogo literário muito sutil. Além dos acontecimentos de uma época, traz um olhar de observador dos momentos narrados. O próprio detentor das memórias observa-se e se analisa. Aconteceu assim mesmo? Foi assim que ocorreu o fato? E, este mesmo olhar para si mesmo, o leva a acontecimentos recriados pelas lembranças dos outros. É quando descreve suas sensações e emoções narrando fatos dos quais ele é o centro entre os demais personagens. O autor fala de si mesmo pela voz dos personagens que evoca. O presente e o passado, e igualmente, o perto e o distante, são narrativas que trazem comparações entre épocas vividas.

A escolha inteligente de termos usados na escritura, a coerência, a relevância dos momentos abordados, a forma de escrita pessoal e intransferível, é que irão garantir aproximação entre autor e leitor da narrativa.

O valor de uma autobiografia é expresso pelos pequenos e grandes acontecimentos e situações que farão de um cotidiano – simples, modesto, rotineiro, triste ou alegre – uma história de vida extraordinária. Como a vida em geral, narrada ou não em livro, será sempre extraordinária.


29/05/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "255308" no campo ao lado.
 
  

 

  Jacira Fagundes

Jacira Fagundes é professora e escritora. A trajetória literária, encarada como ofício, teve começo em 2002, com a premiação do conto “Noite fria de vigília”, quando do lançamento do Prêmio Literário Nova Prova – 20 anos. Ficou entre os quinze autores selecionados e seu texto foi publicado em obra da Editora.

jfagundescritora@gmail.com
www.jacirafagundes.com


Colunas de Jacira Fagundes:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações