artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Resenha

O que sei de você
Elenilto Saldanha Damasceno

Claudio Varela, ator e professor, estreou como escritor com o livro de contos O que sei de você: histórias que poderiam ser suas. Produzido pela Editora Metamorfose, de Porto Alegre, a obra literária foi lançada em março, em Salvador. Tanto seu evento de lançamento, o qual presenciei, quanto sua recepção foram um sucesso, e a primeira edição do livro já se encontra esgotada.

A coletânea é constituída por quinze contos. Cada narrativa é precedida da indicação de uma composição musical. Essas canções, intencionalmente selecionadas pelo autor, estabelecem relações com os enredos das histórias e formam, também, uma interessante e sofisticada trilha sonora, uma “playlist” para leitoras e leitores adentrarem as portas da ambientação de cada narrativa. Os cenários retratados são similares, representam os espaços íntimos de residência pessoal e/ou familiar, mas despertam diferentes atmosferas e ambientações, à medida que a leitura nos torna observadores das personagens que ali convivem.

Todas essas histórias que poderiam ser nossas são apresentadas por intermédio de diálogos. O discurso direto prevalece, inclusive no conto “Queria não”, construído como monólogo. A presença do discurso indireto, da voz de um narrador, é ocasional e atua, por vezes, como espécie de rubrica que apresenta algum elemento ou orientação relacionada ao contexto da cena.

Claudio Varela é ator, com formação e carreira no Teatro. Nota-se claramente, em sua escrita, personagens a interagirem através de diálogos elaborados com muita precisão, com a técnica apurada de quem conhece e se dedica à Dramaturgia, de quem compreende como um texto desperta o interesse e atinge a alma de quem o lê (ou assiste e escuta) e como um bom diálogo enriquece as personagens e valoriza a interpretação de artistas que as representem. No período em que atuava como revisor final do texto, essa era a minha percepção, uma vez que era tocado como leitor e também como espectador, pois cada conto atentamente lido se transformava mentalmente na materialização visual de uma cena. Posteriormente, o próprio Varela ratificou o acerto dessa recepção, ao confirmar que um de seus próximos projetos é representar a obra nos palcos.

Não só por sua qualidade literária, os textos são muito envolventes por abordarem emoções e apresentarem situações e histórias com as quais boa parte das leitoras e dos leitores tende a se identificar, em maior ou menor grau. Por isso, cria-se, de fato, essa impressão de que o autor revela o que sabe de nós, ou que suas histórias poderiam ser nossas. Essencialmente, são narrativas sobre relacionamentos humanos, sobre laços e distanciamentos, sobre encontros e desencontros, sobre diferentes relações afetivas representadas, de forma sensível e sagaz, por meio de diálogos concatenados, muito inteligentes e precisos. Com essas características, às quais se soma a excelente representação da naturalidade da expressão oral nas situações cotidianas, a leitura da obra se torna fluida e envolvente. Essa é a fórmula do sucesso dessa ótima estreia de Claudio Varela, o qual tem sido confirmado pelas muitas manifestações e comentários apreciativos de leitoras e leitores.

Apontados todos esses aspectos positivos, concluo com a menção a mais dois detalhes para que, quiçá, despertem de vez o interesse pela leitura do livro de Claudio Varela em quem lê esta resenha. Além da temática principal da obra, o bem-humorado conto final, “Alô”, explicita um elemento composicional o qual pode ou ainda não ter sido compreendido na constituição da unidade na coletânea. Por fim, para atiçar ainda mais a curiosidade, a bela e agradável “playlist” organizada pelo escritor é disponibilizada, no final do livro, por intermédio de QR Codes para acesso no Deezer e no Spotify.

Enfim, “O que sei de você: histórias que poderiam ser suas” é dica certa de boa leitura e de boa música.


24/04/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "175212" no campo ao lado.
 
  

 

  Elenilto Saldanha Damasceno

Escritor, revisor, jornalista, editor e professor. Mestre em Letras/Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira (UFRGS), graduado em Letras e em Jornalismo (Unisinos). Participante do curso de formação de escritores e de oficina de revisão textual, preparação de originais e leitura crítica (Metamorfose). Autor de "Curta ficção" (Metamorfose, 2023) e "Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis" (Dialética, 2021), obra finalista do Prêmio Ages 2022 na categoria não ficção. Autor de contos publicados nas coletâneas "Navalha, veneno, mistério" (Metamorfose, 2023), "Contos reunidos 2022" e "De volta aos anos 60" (Metamorfose, 2022), "Prêmio Off Flip de Literatura 2022: conto (Selo Off Flip, 2022), "A vida aqui não é fácil" e "Contos reunidos" (Metamorfose, 2021) e "Prêmio Off Flip de Literatura 2021: conto" (Selo Off Flip, 2021), nesta como finalista. Revisor de "O que sei de você: histórias que poderiam ser suas", de Claudio Varela (Metamorfose, 2023) e "Olhos lilases", de Jonattan Rodriguez Castelli (Metamorfose, 2023). Editor da revista Expressão Digital. Colunista nos sites Artistas Gaúchos, Escrita Criativa e na revista Paranhana Literário. Desde 2008, autor de artigos acadêmicos, artigos de opinião, crônicas, ensaios e resenhas publicados em jornais, revistas e sites. Professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e professor no curso de formação de escritores da Metamorfose. Mais informações em http://www.eleniltodamasceno.com.

eleniltosd@gmail.com


Colunas de Elenilto Saldanha Damasceno:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na