artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Aniversário da morte de Pablo Neruda
Suely Braga

O mundo lembrou dia 23 de setembro a perda do grande poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura - Pablo Neruda. Ocorrida em 23 de setembro de 1973, doze dias após o golpe de Estado no Chile a causa da morte do poeta ainda está sendo questionada.

Pablo Neruda grande amigo de Allende abdicou de sua candidatura à Presidência do Chile, em benefício de seu amigo Allende. Era filiado ao Partido Comunista e com a Ditadura Militar de Pinochet foi exilado, afastado de sua pátria. Durante os anos de exílio escreveu seu livro mais importante: “Canto Geral”, onde se encontram suas mais importantes poesias. Faz uma análise crítica da situação de seu país e da América Latina. Durante as Ditadura Militares de todos os países latinos americanos.

No retorno ao Chile em 1970 , após passar pela Argentina e pela Europa. Pablo Neruda tem uma extensa carreira diplomática e foi cônsul em Yangun (Birmânia, atual Mianmar), México e Espanha.

Em outubro de 1971 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Suas principais obras são: ”Residência na terra”, “Canto Geral" ,"Odes Elementares”, “Confesso que vivi”, “20 poemas de amor”, ”Canção desesperada” e “Versos do Capitão.”

Poeta apaixonado, Pablo Neruda viveu, amou as mulheres, provou os prazeres da vida e se comprometeu com o socialismo no Chile, onde morreu poucos dias depois de seu amigo Salvador Allende. Vivia com sua esposa Matilde em sua casa na Ilha Negra. Pablo Neruda teve no “O Carteiro e o poeta”, o grande filme visto pelo mundo todo.

Em 11 de dezembro de 1992 os corpos de Neruda e sua esposa Matilde Urrutia foram exumados. No dia seguinte, o desejo de Neruda foi cumprido. Seus restos mortais foram enterrados no jardim de sua casa na Ilha Negra.

Há uma grande desconfiança de que Neruda tenha sido assassinado. Os restos mortais do poeta foram para os Estados Unidos para serem examinados.


10/10/2013

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "280509" no campo ao lado.
 
  

 

  Relatos

Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Relatos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural