artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Inovação

TEDxPoa: Paixão que me insPIRA
Isabel Bonorino

O TED, que teve início nos EUA há 25 anos, chegou ao Brasil de forma independente, organizado por voluntários que se apaixonaram pela possibilidade de fazer um mundo melhor, através de idéias inovadoras. A julgar pela animação e pelas palmas do público, o TEDxPortoAlegre encantou pela simplicidade de por em prática a ação de reunir profissionais das mais diversas áreas e apresentar projetos que já são desenvolvidos há anos, muitas vezes sem tanta divulgação da mídia.

Prender o fôlego e soltar a resPIRAÇÃO

Os 21 palestrantes convidados fizeram por cerca de 10 horas  o público resPIRAR idéias, das quais destaco:

 

Tiago Mattos, que se intitula Director of Whatever, é um exemplo da nova geração, que é capaz de meter a mão na massa em diversas atividades e desenvolvê-las com maestria. O publicitário questionou o modelo de educação tradicional onde muitas vezes o professor se limita a transmitir o conhecimento adquirido, mas sem inspirar o aluno. Segundo Tiago, é essa inspiração que falta em muitos e que amplifica o conhecimento. Não há desmerecimento no fato de acessar a maioria das informações que precisamos em uma pesquisa no Google. A emoção em descobrir conteúdos interessantes faz com que a pessoa busque mais e o conhecimento não necessariamente será superficial, pelo contrário, a tendência é que a busca continue. Dica: Vai lá e faz!

O indiano Dhaval Chadna já tem a sua CRIA, a empresa Inteligência Criativa Sustentável, que mostra no nome a tendência do mercado: sustentabilidade, que por si só já deve englobar idéias inteligentes e criativas. Ele acredita que as tecnologias crescem de forma exponencial e se tornam cada vez mais baratas. O indiano arrancou risos da plateia ao falar que especialistas já dizem que daqui a 100 anos morrer será uma escolha.


Uma das surpresas do TEDx portoalegre foi o médico Gilberto Schwartsmann. Se havia curiosidade em saber de que forma criativa o oncologista fazia seu trabalho, o espanto foi maior pela simplicidade das suas ações. Schwartsmann usa a solidariedade para interferir na vida das pessoas. Ele afirma que ações de prevenção podem mudar o tempo de vida de qualquer um. Como a maioria se informa pela televisão e pelo boca à boca, o médico optou pela segunda alternativa, mesmo que isso signifique apenas informar uma única pessoa (ou um pequeno grupo com quem tenha contato) sobre métodos preventivos e a realização periódica de exames. Para exemplificar, Schwartsmann contou de que forma interpelou um desconhecido que encontrou no avião para informar que ele poderia ter um melanoma. Se você sabe que pode interferir no destino das pessoas, então, como diria Tiago Mattos: vai lá e informa.
Palavra-chave: responsabilidade (pela vida dos outros).
 

O Papai Noel do Brasil, apesar de não ter ido a rigor, mostrou por que representa o espírito natalino. Após alguns anos fazendo o papel de o `bom velhinho` nos finais de ano, Elio Lazzarotto descobriu que é alérgico ao clareador de pêlos que usou para clarear a barba, mas que mesmo assim poderia levar realmente a serio a atividade. Ele recebe cerca de 140 mil cartas em seu próprio CEP, fornecido pelos Correios. As cartas são respondidas e o nosso Noel brasileiro busca parceiros de solidariedade para realizar o sonho das crianças.
Ideia central: mostrar que existe um problema a quem possa resolvê-lo.


Destaque ainda para Gil Giardelli, especialista em cultura digital, para quem idéias são encontradas em espécies de recifes, como o TEDx; a vitalidade de Lea Fagundes, psicóloga e professora há mais de 60 anos, que promove a inclusão de escolas na cultura digital e, também, Rosana Hermann, jornalista e entusiasta das redes sociais, que fez uma analogia entre a precisão matemática dos números e a forma como reagimos e encaramos a vida dando entre tantos exemplos o atual sistema do “curti - não curti”.


Durante o evento também foi lançado o POAxIdea pelo TEDxPortoAlegre e a Inex Marketing. Para participar é necessário ter uma ideia de projeto inovador e inscrevê-la ou votar nas ideias inscritas. O POAxIdea vai colocar uma ideia inspiradora em prática e para participar, basta descrevê-la e mostrar sua contribuição para a sociedade.


TEDxartistasgauchos
O TEDx até então ainda desconhecido no Estado, mostrou que nosso próprio portal, Artistas Gaúchos, gratuito, independente, composto por uma equipe de voluntários vindos das diferentes áreas da cultura, apaixonados pelo o que fazem, e voltado exclusivamente para divulgação de artistas gaúchos, pode ser um legítimo exemplo a ser apresentado em qualquer TEDx. Editores, colunistas e artistas produzem um conteúdo atualizado diariamente montando uma grande rede de cooperação em torno de seu trabalho. Carmela Grüne, advogada e palestrante do TEDxPoa, que apresentou seu projeto Papo Jurídico, fez algo semelhante ao que fizemos com o nosso Papo de Artista, realizado pela equipe do AG. Ou seja, as idéias estão no ar, buscando apenas o acolhimento de alguém com vontade suficiente de agir e formar grupos para colocá-las em movimento com uma boa dose de insPIRAÇÃO.  E isso é o que não nos falta. Que venha o TEDxPortoAlegre 2011!

TEDxPoa, quem foi, curtiu!


18/11/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Isa não tinha idéia que existia o TED, achei genial a proposta do projeto. E em POA? Li teu texto e tu me fizeste ter vontade de estar lá acompanhando as palestras. Obrigada por compartilhares essa experiência!
LOREN HOFSETZ, PORTO ALEGRE 26/11/2010 - 13:18
Querida amiga Isabel, como sempre, suas palavras são claras e diretas. Gostei muito do texto, ele nos faz refletir...o quanto ainda temos que fazer para o bem cultural-artístico da coletividade, e... idéias não faltam!!Agora...é por em prática o nosso solidarismo e boa vontade! Isa, dentre os palestrantes destacados no texto, conseguiste focar o objetivo proposto!! Então...repito suas palavras "Que venha o TEDxPorto Alegre 2011!", com toda força!! Abraços!
Elaine Fraga, Porto Alegre/RS 22/11/2010 - 11:43

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "411712" no campo ao lado.
 
  

 

  Isabel Bonorino

Isabel Bonorino é jornalista, radialista e relações públicas. Musicista, dedicou-se ao canto lírico de 1995 a 2005, atuando como soprano nos corais da Ospa e PUC. Foi colaboradora da Revista Literária Blau e produtora/apresentadora na Rádio da Universidade, onde criou o programa "UFRGS em Canto". Atualmente é produtora e repórter da TV Assembléia.

isabel@artistasgauchos.com.br
twitter.com/ISAbonorino


Colunas de Isabel Bonorino:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na