artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Uma Arte Sustentável é Possível?
Fabiane Lima

A sustentabilidade artística é um desafio comum entre todos os artistas, comprovado pela variedade de profissionais que estavam reunidos na tarde do sábado,19, na 15ª edição do Papo de Artista. Escritores, músicos, artistas plásticos e demais profissionais relacionados à arte que buscam soluções para poder atuar de forma profissional e não como um hobby em um cenário complicado, onde os limitados incentivos do governo mais parecem um concurso público de cinco vagas e mil candidatos, como definiu a mediadora do debate, a artista plástica Gaby Benedict.

Para debater o assunto esteve presente a gestora cultural Adriana Donato que contribuiu com sua experiência com projetos culturais, tanto no MinC como na sua própria agência, a Gaiusmaecenas. Adriana explicou a diferença entre Prêmio, Edital e Lei de Incentivo dando uma clarificante explicação sobre as mudanças propostas para esta última. Atualmente, leis de Incentivo são polêmicas pois beneficiam os projetos que atendem as exigências sem basear-se no mérito, e por isso que grandes eventos, como Cirque Du Soleil concorrem com pequenos projetos locais, deixando estes em desvantagem. Com as alterações, haverá um ranqueamento dos projetos em que será avaliado quais deles precisam mais de recursos, assim as empresa patrocinadoras poderão descontar maior ou menor percentagem o imposto de renda dependendo do projeto que escolherem .

Também colaborou com o debate Isabel de Castro, que compartilhou sua experiência na coordenação da Bienal B e também da Farol, explicando como organiza-se para que o espaço seja auto sustentável, funcionando como uma vitrine para obras mas também como sala para cursos. Isabel lembrou que o artista é o que mais trabalha e menos ganha, e acaba ficando sobrecarregado por ter que fazer tudo sozinho, captar, divulgar, produzir e criar.

O público participante colaborou muito com suas experiências, participantes do Grupo NOS Lemos, presente o evento, deram seu depoimento de como estão conseguindo levar adiante o projeto literário de cada um através de uma organização em grupo, com reuniões quinzenais e aportes financeiros mensais para investimentos. Nesta troca de idéias sobre a necessidade organização ficou clara a importância da internet para a divulgação e distribuição do trabalho do artista, tema que muito comentado pelos participantes do evento e que deverá ser abordado em próximos Papos.
 


22/06/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Eu sou escritor de livros infantis eu preciso de patrocínio de empresa para publicar o meu livro.
Fone= (41) 3077-7985

Email= betolobato116@gmail.com
Blog=http://livrosinfatiljrcl.blogspot.com.br/
Jose Roberto Camargo Lobato, Curitiba PR 12/04/2016 - 16:32
Olá,Fabiane !
Obrigado, pela excelente exposição do debate! Não pude estar presente e trouxestes com muita clareza o conteúdo da reunião,cada vez mais necessária á todos que tem esse vírus chamado necessidade da arte.
Acredito que o artista não deve contar com aprovação para seus projetos, quando debruçar-se sobre sua criação. Porque isso enche o mundo de criações de júri e não de autor. Faz-se a obra pensando naquele nicho que está em evidência e que os jurados estão preferindo.Isso não é arte. Se observar-mos Lucien Freud ou Odd Nerdrum, veremos que se arriscaram na contramão, acrescentando á historia da arte,e por mais que Vic Muniz copie mister maker,seu discurso será efêmero. Arrisquem-se !
SELISTRE, Porto alegre RS 23/06/2010 - 22:52
Nossa Fabiane, que bom poder de síntese que você teve para escrever este texto que descreve muito bem, em linhas gerais, o que foi tratado no evento. E olha que eu te via na minha frente e não te vi tomando notas, foi tudo de memória heim, muito bem! Parabéns, ficou tri!
Gaby Benedyct, Porto Alegre 23/06/2010 - 12:59

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "053310" no campo ao lado.
 
  

 

  Relatos

Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Relatos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural