artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Música

"Há mais público para a música erudita no RS do que se imagina"
Marcelo Spalding


Em clima de Ano Novo, entrevistamos a soprano Anabel Alzaibar, que ofereceu ao portal sua versão de Ave Maria. Natural de Colônia, Alemanha, atua há 14 anos no Estado, destacando-se como solista em montagens com elencos nacionais e internacionais de óperas como A Flauta Mágica, de Mozart, Cavalleria Rusticana, de Mascagni e Turandot, de Puccini.

AG - Em que momento da vida você decidiu ser cantora?
Anabel - Eu não decidi, foi uma surpresa até para mim, visto que meu sonho de infância era ser bailarina. Mas desde sempre fui influenciada pela música erudita, visto que minha mãe é pianista.

E quando optou pela lírica?
A opção pelo lírico deve se ao fato de ter aprendido a cantar em coros. Em cada um, houve uma evolução até que fui descoberta e orientada a estudar canto para me tornar solista.

De que forma você vê o crescimento do interesse das pessoas pela música lírica na época de Natal?
Sinceramente, é impossível imaginar natal sem música. A música exerce uma grande influência em todos os espectros, desde o comercial até o espiritual. Natal é uma festa tradicional e é justamente da tradição e da história que vieram as músicas natalinas. Acho que o crescimento do interesse pela música está diretamente ligado à oferta (Cd's e eventos) e o desejo de entrar no clima de natal impulsiona as pessoas.

E ao longo do ano, há público para a música lírica no RS?
Sim, mais do que se pode imaginar! E me atreveria até a dizer que aumenta ano a ano! Pra sorte nossa! A minha impressão é que o povo gaúcho está ficando cada vez mais rico e culto. Confesso que isto me orgulha! Boa parte disso deve-se à iniciativa das prefeituras e do governo que investe em concertos grátis p/a comunidade.

Como você escolhe seu repertório?
Utilizo 3 critérios na seleção do repertório: 1)conforme a minha experiência; 2) Segundo meu gosto pessoal; 3)procuro selecionar sempre aquilo que eu sei que a maioria do público aprecia.

Por que Ave Maria, que deve ser uma das canções mais belas, populares e difíceis da lírica?
Porque a Ave Maria é conhecida, apreciada por todo o mundo e sobretudo acessível. Não é difícil de cantar, não! Qualquer pessoa afinada pode! A única diferença é a técnica utilizada no canto lírico: a impostação da voz. Isto é o que exige um certo aprendizado...

O que você ouve, em casa?
Ouço basicamente música erudita e sempre em Cd's. Rarissimamante ouço rádio e, quando ouço, escolho emissoras que transmitem música erudita como a Rádio da UFRGS e FM Cultura.

Aliás, você ainda ouve e compra CD ou aderiu ao MP3?
Não aderi ao MP3, não. Não descobri as vantagens ainda! Sempre tenho uma pilha de Cd's para ouvir, ou emprestados ou comprados.

Para finalizar, o que você deseja para 2008?
Que o governo, as prefeituras e a iniciativa privada continuem investindo em música erudita e que surjam cada vez mais oportunidades de mostrar o meu trabalho como cantora.


28/12/2007

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "535511" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural