artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Vamos mostrar ao mundo nossa força criativa: a Bienal B
Gaby Benedyct entrevista Isabel de Castro

Entrevista com Isabel de Castro, Curadora Geral da segunda edição da Bienal B

Gaby Benedyct - Muita gente já conhece, mas pra quem não conhece, o que é Bienal B?

Isabel de Castro - Paralela à Bienal do Mercosul, a 2º Bienal B é a re-edição de uma mobilização independente de artistas e agentes de arte, que buscará mapear o campo artístico local, promovendo articulação e sustentabilidade à produção regional, através de várias exposições simultâneas pela cidade de Porto Alegre e um site portal, entre 15 de setembro data da inauguração solene no Moinhos Shopping que será o Espaço Convergente de artistas e informações, até 10 de novembro. Para os artistas, será uma forma de ganhar visibilidade, ampliar seu público e consequentemente sua rede de contatos, além de ser um grande exercício de qualificação profissional. Em 2009, com uma proposta ligeiramente diferente da primeira edição, mas igualmente motivada pela união e colaboração de todos para fortificar este sistema, o evento tem como prioridade dar visibilidade aos artistas profissionais, estabelecendo um roteiro artístico permanente na cidade, com maior infra-estrutura de relacionamento com o público.

Gaby Benedyct - Quem pode se inscrever?

Isabel de Castro - Para as exposições, na edição de 2009, as inscrições deverão ser feitas até dia 10 de julho, em grupos coletivos com 3 artistas no mínimo. Cada grupo deve formular um conceito comum para sua exposição, contatar um espaço expositivo, colocar tudo no papel, conforme instruções e formulário disponível no site www.bienalb.org e encaminhar para a secretaria da Bienal B - Rua Garibaldi, 872 – Bairro Independência, entre 18h as 20h, de terças a sábados. Assim como na proposta expositiva, o local da exposição do grupo deve ser agendado, organizado e produzido pelos próprios artistas.

Gaby Benedyct - Esse processo não burocratiza as inscrições?

Isabel de Castro - Pelo contrário, qualifica, pois quem quer ser artista profissional, em nosso mercado local, no mínimo deve saber organizar sua própria exposição. Por exemplo: se você pretende realizar uma exposição com seus colegas no segundo semestre, pronto e facinho, já tem um projeto expositivo para se inscrever. Se não estava pensando nisso, acho que deveria, pois a Bienal B é uma grande oportunidade grátis de conseguir visibilidade para a produção do artista com o aval de um grande evento de arte e ainda com a possibilidade de pessoas importantes que estarão circulando por aqui em função da Bienal do Mercosul, virem a conhecê-lo por estar participando da Bienal B. É importante ter em mente que montar um projeto de inscrição para a Bienal B deixa o grupo prontinho pra colocar esse projeto em vários outros editais, porque o que estamos pedindo para sua inscrição é igualzinho ao que vários outros editais pedem, logo, o artista e seu grupo tem uma excelente oportunidade de construir uma identidade profissional para as várias outras oportunidades que aparecerão e que fazem parte da vida profissional do artista contemporâneo.

Gaby Benedyct - Então não existe mais inscrição individual?

Isabel de Castro - Pelo contrário, temos uma excelente oportunidade de participação pelo site, onde basta se cadastrar "on line" e o artista já está participando de um portal de informações sobre artistas, que não é qualquer portal, mas um organismo vivo que busca mostrar a produção de artes DAQUI, integrado à promoção de um evento expositivo e efervescente com várias outras ações de confraternização e visibilidade paralelos, onde todos que participam recebem atenção, seja só pelo site ou formando seu grupo expositivo.

Gaby Benedyct - E nesta próxima edição haverá curadoria?

Isabel de Castro - Sim, a banca de curadoria é formada pela Curadora Geral da Bienal B e Mestre em Artes, Isabel de Castro e das Curadoras convidadas as também Mestres, Amélia Brandelli e Adriane Hernandez, com o objetivo verificar que as exposições façam parte do campo profissionalizado das artes visuais e tenham unidade conceitual entre seus participantes. Também não tem mistério, busca-se apenas qualificar as exposições no sentido de estarem adequadas a realidade profissional do campo da arte.

Gaby Benedyct - Mas o que os artistas vão ganhar com isso afinal?

Isabel de Castro - Ganha muito! Ganha valor próprio, inserção num sistema de arte renovado, jovem, e que aos poucos está crescendo e sabendo articular alternativas para o desenvolvimento de sustentabilidade para a produção local. Ele ganha a oportunidade de ajudar a aumentar a força de promoção do seu/NOSSO Mercado de Arte, o mesmo mercado que o artista local hoje quer que se desenvolva para consumir/comprar sua arte e por isso participar é importante para fortalecer esse sistema. Não se trata apenas de uma exposição para colocar no currículo, é muito mais além... é ajudar a construir vitrines de nossa produção, para darmos valor aos nossos recursos artísticos locais e para, aos poucos, desenvolvermos um mercado que irá consumir estes artistas daqui, ao invés de estarmos sempre na dependência de sistemas de arte que não valorizam nossa produção.

Gaby Benedyct - E se na hora de se inscrever o artista ou o grupo tiver dúvidas?

Isabel de Castro - Não tem problema, basta entrar em contato pelo site, que ajudamos a resolver qualquer dúvida, ou mesmo na secretaria do evento

Endereço da Secretaria da 2º Bienal B:
Farol – Observatório de Arte
Rua Garibaldi, 872 – Bairro Independência - CEP 90.035-051
Horário de atendimento: das 18h as 20h, de terças a sábados.

Gaby Benedyct - Algo mais que você gostaria de dizer?

Isabel de Castro - Fica um obrigado pela oportunidade de divulgação e o convite para mostrarmos ao mundo nossa força criativa: Inscreva-se na Bienal B, até 10 de julho!


24/06/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Quais os espaços ainda disponíveis para exposições dos grupos de artistas que pretendem participar da BienalB?Grata.
ana homrich, poa/rs 01/07/2009 - 20:09

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "181608" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural