artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Sarau elétrico
Ana Mello

O Sarau elétrico existe desde 1999, acontece toda terça-feira no Bar Ocidente em Porto Alegre. Combina literatura e música, sob o comando da radialista Katia Suman, dos professores Luiz Augusto Fischer e Cláudio Moreno e da escritora Cláudia Tajes. Com temas e convidados variados o sarau encanta platéias atentas e interessadas.

Os temas previamente divulgados na página do grupo despertam a imaginação e aguçam o interesse. Em 2009 já aconteceu o sarau Interiores, Sexo ardente, Porto Alegre é demais, Caso de polícia, Sarau da gafe, do Inter, da tragicomédia, dos bêbados, dos astros, do humor, dos homens e no próximo é a vez de Chico Buarque.

O Sarau sai de casa muitas vezes, assisto sempre na Feira do Livro e agora assisti na SOGIPA, com o tema Universo feminino. É sucesso garantido, a leitura de crônicas, contos e poesias agrada a todos. Os comentários são pertinentes as interpretações divertidas. O papo é solto, informal.

Isso tudo não é novidade, mas o que me surpreende mesmo é como as pessoas gostam de ouvir alguém lendo coisas boas. Acredito que a grande maioria das pessoas que vai a um sarau é também leitor e gosta de música, de arte. Pessoas que na maioria das vezes também conhecem os autores lidos e talvez até já conheçam os textos apresentados no sarau, e assim mesmo gostam de ouvir.

É um hábito que vem da infância, quando ainda não sabíamos ler e ficávamos admirados com o que os livros podiam dizer. Lembro bem quando lia para meu filho e interpretava algumas falas e fazia diferentes tons de voz. Quando apenas lia, ele pedia que eu fizesse igual ao outro dia, imitando vozes, fazendo a bruxa com voz zangada e a Branca de Neve com voz doce e infantil.

E isso segue na vida adulta, ficamos hipnotizados pela leitura de um conto, fantasiamos, criamos novas imagens para uma poesia já lida e rimos de uma crônica que era para ser uma opinião apenas do momento, mas ficou eterna. E parece que ouvir em vez de ler cria uma nova possibilidade, ainda mais assim, reunidos com outras pessoas que compartilham os meus sentimentos, que se dispõem a estar ali, concentrados, escutando.

Realmente o mundo ainda tem salvação e os livros ainda modificam as pessoas. Precisamos é de mais saraus.

27/05/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "344702" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural