artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Os livros e o Skoob
Ana Mello



Nós vamos lendo, livros obrigatórios no colégio, livros que nos fisgam pela capa, pelo autor, pelo título. Clássicos, livros que nos indicam, emprestam, dão de presente. A lista é grande, pense bem.

Nunca tinha listados meus livros lidos e com exceção daqueles que tenho em casa e posso conferir e manusear confesso que me esqueci de muitos. Outros nem lembro mais o conteúdo. Vejo a capa e sei que li, mas sobre que tema mesmo ele trata? Só lendo o resumo para lembrar.

Agora ficou mais fácil. Um sujeito chamado Lindenberg Moreira criou um espaço para relacionar livros e compartilhar com os amigos resumos, opiniões, capas e mais detalhes. O site é o SKOOB (www.skoob.com.br), livros em inglês e de trás para frente. Começou em novembro do ano passado como uma brincadeira e já tem mais de dez mil pessoas cadastradas, mais de dezessete mil livros. Todos os cadastrados podem e devem colaborar com capas, resumos, sinopses e até propor troca de livros.

Sei que já existem outras comunidades por aí onde os participantes discutem seus gostos literários e opinam sobre autores e livros, mas no SKOOB as capas ficam relacionadas e expostas. Parece uma livraria ou biblioteca.

Tem ainda um bom visual e fácil navegação. Como o site está ainda em versão beta, mudanças estão propostas e novidades serão disponibilizadas para os usuários.

Aproveitando que o assunto é livro desde já declaro que não posso entrar em uma livraria sem comprar alguns. Neste fim de semana busquei o “Iracema” do José de Alencar para meu filho, pois o meu exemplar muito antigo foi emprestado e nunca devolvido. Agora entendo porque algumas pessoas detestam emprestar. Talvez a solução seja anotar para quem empresto, mesmo que isso pareça deselegante. Mostra falta de confiança nos amigos, pois livros eu só emprestado para amigos.

Adoro livros de bolso, pela facilidade de carregá-los e também lê-los em qualquer lugar. No ônibus, nas filas, nas salas de espera, na cama. Um dos que adquiri foi “O prazer das palavras” do Cláudio Moreno. Como está escrito na capa “Um olhar bem-humorado sobre a Língua Portuguesa”. Dei boas risadas ao ler o significado do popular cecê.

Ficou curioso? Passe na livraria mais próxima.


18/03/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "360906" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural