artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

"Os poETs não fazem música para divulgar a literatura"
Ricardo Silvestrin

Música legal com letra bacana: este é o mote dos poETS, grupo musical formado pelos músicos-compositores-vocalistas Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto. Dia 4 de fevereiro eles aterrisam sua nave no Porto Verão Alegre, e o Portal Artistas Gaúchos conversou com Silvestrin sobre o espetáculo:

Artistas Gaúchos - Como foi a inserção dos poETs na programação do Porto Verão?
Ricardo Silvestrin - Procuramos os organizadores e eles acharam ótimo que participássemos.

E o que tu achas do Porto Verão Alegre?
Silvestrin - Acho uma idéia excelente, que se afirma a cada ano. Mostra que, com organização e um bom projeto, a cultura pode acontecer na nossa cidade. E tudo a partir dos próprios artistas.

Quando e como surgiu os poETs?
Silvestrin - Em 2001. Tanto o Ronald como eu e o Alexandre já tínhamos outros trabalhos musicais. Eu nas bandas os Ladinos, como vocalista e compositor e também, junto com Alexandre, na bando Os 3 Poetas, ambos como vocalistas e compositores. O Ronald tinha (e tem) o trabalho solo dele, tendo lançado o cd Os Humanos. Fora isso, nos conhecíamos e nos admirávamos mutuamente como poetas. A partir daí, compusemos um repertório juntos. Depois, shows, o cd e estamos aí.

Vocês 3 são poetas, além de músicos, e estão inseridos na programação de um festival cênico. Isso indicaria que a literatura contemporânea precisa sobremaneira interagir com as outras artes?
Silvestrin - Não estamos na música para divulgar a literatura. Estamos porque gostamos de compor, de cantar, de fazer show. Por isso, estamos no PVA, para apresentar um show, baixo, bateria e guitarra, mais violão e três vozes. Rock, baladas, funk, maxixe, nossas canções. Acho que a literatura pode muito bem ser só, e não é pouco, literatura. Nos nosso livros, no trabalho literário individual de cada um dos três, somos escritores. Temos leitores. É claro que tem o público que gosta das duas coisas que fazemos. Em espaço literários (feiras de livro, livrarias) dizemos poemas antes do show musical. Mas também fazemos apenas um show musical, pra todo mundo dançar e cantar, como é o que faremos no Ocidente, no PVA.

Falando em literatura, o que te parece a programação literária do PVA? Será que ao invés de uma grande editora comercial não seria um espaço interessante para editoras como a Ame o Poema apresentar seu trabalho?
Silvestrin - Acho que o espaço é aberto. As editoras que quiserem participar devem fazer isso. A ameopoema está elaborando novos projetos. Em breve, teremos notícias. Quanto ao trabalho literário, tenho o meu recital em que apresento um espetáculo de 40 min com a minha produção poética, chamado Ricardo, o bardo. Aceito convites! Quem sabe coloco no próximo PVA?

Aliás, os poETs têm participado de grandes eventos literários, como Feira do Livro, Festipoa, PortoPoesia? Esses eventos ajudam na formação de leitores, na promoção do trabalho dos artistas?
Silvestrin - Sim. Os poETs têm, como anda falando o Ronald de si mesmo, essa vida dupla. Podemos participar de um festival de rock e de uma feira de livro. Quanto aos leitores, acho que temos que sair dessa posição paternalista, de formar leitores. Os livros estão aí. Quem for ligado que se puxe. Tem que cuidar também para não deformar leitores.

Por fim, um espetáculo do PVA que você indicaria.
Silvestrin - Os poETs, dia 4 de fevereiro, bar Ocidente, 22 horas. A banda que nos acompanha é da pesada: Carlo Pianta (da Graforréia), Sapo Dable (ex-Tom Bloch) e César Audi (um dos melhores bateristas num raio de mil milhas). Fora isso, Os Homens de Perto é para rolar de rir. O Oscar Simch fazendo uma terapeuta é o máximo. Também o gauchão que ele encarna é demais.


22/01/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "305406" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural