artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Em 2008, surge a banda Primeira Via
Ana Mello



Nem precisa dizer que sou do tempo das reuniões dançantes, dos LP's e das letras de músicas copiadas em cadernos para decorar e cantar nas reuniões de amigos. Era comum sair letra de música nas revistas e eu colecionava. Sempre sonhei ter uma banda, que cantasse minhas letras, pois agora tem uma banda que me canta, ou melhor, interpreta. Claro que não são só as minhas letras.

É a Banda Primeira Via, e o Carlos Schantz, guitarrista da banda, depois de alguns pedidos, resolveu responder minhas perguntas especialmente para o Artistas Gaúchos.

Ana Mello: Da onde surgiu a idéia da criação da Banda e quando foi criada?

Carlos Schantz: O projeto de criar e participar de uma banda era uma idéia que vinha sendo cultivada por cada um de nós fazia algum tempo, juntar a galera em torno dessa idéia era o passo que faltava. Foi a PROARTE, uma escola de artes, o agente agregador que possibilitou o surgimento da banda, convivemos em suas dependências participando de atividades ligadas a música como professores, amigos e parceiros culturais, além de desenvolver em conjunto outros trabalhos de instituições parceiras da escola. Iniciamos os encontros em junho de 2008, discutimos o caráter do projeto e assumimos um compromisso coletivo: Desenvolver um trabalho autoral de qualidade, apostando na força e conteúdo promissor de letras e músicas, a fim de buscar a inserção da Banda Primeira Via no cenário cultural gaúcho.

Quem são os componentes da Banda?

Carlos Schantz: Em sua constituição a Banda Primeira Via reúne o maestro e multi-instrumentista Luiz André da Silva, o cantor e violonista Farley Yuri Wozniak, o baterista Alexandre Becker, o contra baixista Ricardo Brito Dias e o guitarrista Carlos Miguel Schantz, um time que agrega inúmeras influências vividas ao longo de suas trajetórias musicais.

Quando a Banda se apresentou em público a primeira vez?

Carlos Schantz: Foi em 08/11/2008 na 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Sarau da Casa Verde, a convite do Marcelo Spalding e da Ana Mello, apresentamos seis músicas.

De quem são as letras das músicas da Banda?

Além de letras dos integrantes, contamos com a participação de dois amigos da Banda Primeira Via- Ana Mello e Jonatan Wozniak.

A Banda Já tem CD gravado?

Carlos Schantz: Ainda não, estamos trabalhando o arranjo de quinze músicas, onze delas formarão a base do projeto chamado Primeiro Acorde. Vamos buscar financiamento junto ao FUMPROARTE da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para gravar um CD e realizar um show de lançamento. Estimamos que no segundo semestre do próximo ano estejamos executando esse projeto.

Que gênero de Música que a banda se identifica?

Carlos Schantz: O som da Banda Primeira Via pode ser definido basicamente como Pop Rock, mas é fácil perceber matizes que vão desde o rock clássico ao progressivo, nosso som tem harmonia e ritmo marcantes, permeado por sensíveis melodias e letras, que são resultado das nossas influências. Nosso objetivo é ampliar a diversidade, agregando novas experiências ao cenário musical, possibilitar desta forma à sociedade acesso a novas manifestações culturais.


26/12/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "514812" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural