artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Adriana Maschmann, egressa do Formação de Escritores, ganha o Prêmio AGES Livro do Ano 2023
Metamorfose Cursos


Em votação histórica, pela primeira vez dois livros receberam o Prêmio AGES Livro do Ano. "Júpiter Marte Saturno", de Irka Barrios, e "Lápis preto na linha d’água", de Adriana Maschmann, empataram, sendo os livros mais votados pelas autoras e autores integrantes da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). As obras são, respectivamente, as vencedoras das categorias Narrativa Curta e Infantojuvenil.

Adriana Maschmann, egressa do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, já havia sido finalista do AGES e do Jabuti em 2021, com o livro juvenil Clube do Rock, escrito em parceria com Marcelo Spalding. A autora explica a importância de um livro infantojuvenil ser escolhido como livro do ano.

"A literatura infantojuvenil precisa assumir o seu lugar de protagonista na formação de leitores, embora ainda tenha atuação apenas periférica neste sentido. É sabido que, na fase escolar, alunos de séries iniciais têm uma relação muito mais próxima com a literatura. À medida que avançam rumo às séries finais, esta relação enfraquece. Assim sendo, a literatura infantojuvenil acaba por ocupar uma espécie de ‘limbo’, gravitando entre as produções literárias infantis e as leituras obrigatórias para o vestibular. Dessa forma, acaba sendo vista como uma literatura menor, ou menos importante, o que não é verdade. Quando um texto infantojuvenil vence um concurso literário e se torna o livro do ano, este lugar intermediário ganha força e fôlego para mostrar que a literatura para jovens é muito valiosa e merece ter seu espaço de reconhecimento."

Da mesma forma Adriana destaca o fato de duas mulheres terem vencido o Livro do Ano: "Esta premiação inédita, com duas mulheres vencedoras, foi um acontecimento histórico que põe em evidência a produção literária feminina. É necessário buscar, cada vez mais, a representatividade na literatura. Mulheres querem ler mulheres. Embora a participação de autoras no mercado editorial tenha aumentado, ainda está muito distante da equidade de gênero. O caminho é longo, mas eventos como este apontam um futuro timidamente promissor. São os pequenos avanços de quem luta pelo seu lugar de fala e pela tomada de espaços ainda dominados pelos homens."

A autora nos conta que Lápis preto na linha d’água narra a história de Rebeca, uma menina muito "rock and roll" que gosta de usar roupas pretas, camisetas de bandas de heavy metal e anéis de caveira. Os fones de ouvido, companheiros inseparáveis, embalam os seus dias ao som de Metallica, Iron Maiden e Guns N’ Roses. Em meio a sua rotina de idas e vindas da escola para casa, surge Beatriz, a nova funcionária da escola. O problema começa quando incríveis desenhos feitos sobre as classes da sala chamam a atenção de Rebeca que, intrigada com as imagens lindas e, ao mesmo tempo, melancólicas, precisa descobrir quem anda fazendo arte por ali. Mas como, se os desenhos são feitos no turno inverso?

Se, para quem anda desenhando nas classes da escola, a vida parece um ponto de chegada onde já não existe mais nada, só o vazio dos dias, para Rebeca é o oposto. E mostrar que existem, sim, felicidades possíveis, é questão de honra.

No intuito de ajudar quem ama a superar seus medos e a enfrentar os desafios de cada dia, Rebeca cria um roteiro de passeios por Porto Alegre. Tudo parece estar dando certo, até que algo inesperado acontece e a situação fica complicada. O tempo é curto, uma vida está em risco e ela só pode contar com uma parceria improvável. Será que vai dar certo?

Da lista de vencedores do Prêmio AGES, destacamos ainda dois professores dos nossos cursos: Júlia Dantas, na categoria Narrativa Longa, com "Ela se chama Rodolfo", e Christian David, na categoria infantil, com "Azul Real".


Confira os livros escolhidos como vencedores do Prêmio AGES:

> Categoria Narrativa Curta: "Júpiter Marte Saturno", Irka Barrios, Uboro Lopes
> Narrativa Longa: "Ela se chama Rodolfo", Júlia Dantas, DBA
> Poesia: "Sal", Mar Becker, Assírio & Alvim
> Crônica: "Crônica de um mundo ausente", Cristiano Fretta, Bestiário
> Não-Ficção: "O incendiário", Rafael Guimaraens, Libretos
> Infantil: "Azul Real", de Christian David, Casa do Lobo
> Juvenil: "Lápis preto na linha d’água", Adriana Maschmann, Boaventura
> Especial: "Caderno de desdenho", Santiago, Libretos
> Dramaturgia: "Liberdade", organizado por Patrícia Silveira, Concha Editora

 

Mais informações sobre Metamorfose Cursos

 

A presença de Metamorfose Cursos no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações