artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


O experimentalismo na literatura de ficção
Jacira Fagundes


O experimentalismo na literatura de ficção

     Jacira Fagundes


 Nunca estivemos tão distantes uns dos outros, e ao mesmo tempo tão próximos, devido à questão da pandemia que assalta a todos os indivíduos no planeta. A internet chega como campo de concentração das ações de toda ordem. E a literatura molda-se ao espaço possível, decididamente o espaço que vem para ficar.
 A morte passou a ser tema diário na imprensa em geral, quase que absoluto no jornalismo. Passou-se à contagem progressiva do número de mortos, de hospitalizados, e recentemente, de vacinados. As contagens chegaram a assuntos quase que exclusivos nos bate-papos e nos almoços em família, nas redes sociais e nos raros encontros entre amigos.
 O meio digital possibilitou acordar para procedimentos alternativos na criação literária. Estamos em fase de acolhimento do que o mundo nos permite. Trazer várias vozes para um mesmo tema, vozes estas acopladas, a se complementarem ao longo de um texto único, foi a alternativa adotada na oficina de narrativa longa, de Jacira Fagundes.
A proposta, desenvolvida no 1º semestre de 2021, não se opôs à temática mundial. Foram doze encontros virtuais, a partir de uma chamada referente à cena de um corpo caído. A partir daí, as cinco integrantes da oficina, passaram a desenvolver episódios em sequência, a cada aula. O resultado particular, ao final de, no máximo 10 episódios, compõe uma narrativa completa em si mesma. Mas a proposta não termina aí.
Foi preciso garantir a possibilidade de interação entre as cinco narrativas, através de encaixes – intervenções de trechos de uma em outra, em momentos oportunos. Ao descrever, cada autora, a sua história em torno de um mesmo corpo caído, tendo ao lado um taco de beisebol, abriu-se a permissão às demais autoras, de interferir nos momentos passíveis de encontros temporais ou espaciais. Permitindo, assim, a oportunidade de leitura não linear ao leitor.
À semelhanças de games, por exemplo, em que o jogador é direcionado para outro espaço que o fará abandonar o que estava lendo e, após leitura, o fará voltar ou não ao texto anterior que o levou a dar o salto literário.
Finalizada a revisão, já com a inserção de trechos inter-narrativos, a fase seguinte é de diagramação e interação com imagens, fotos e gráficos, que se fazem necessários para o todo, com garantia de aprimorar o entendimento.
O trabalho final ganhará espaço no meio digital com exclusividade, por considerar-se o lugar do inusitado e experimentalismo.
O que não impossibilita a cada autora, após a publicação no espaço sugerido, a publicação isolada da narrativa de autoria própria, em outro formato, e isenta de interações.


 

 

Mais informações sobre Jacira Fagundes

 

A presença de Jacira Fagundes no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na