artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Dia Mundial do Livro: de Barcelona para o mundo
Kethlyn Machado

O Dia Mundial do Livro foi idealizado originalmente pelo escritor, tradutor e editor espanhol, Vicente Clavel. Com o intuito de alavancar a venda dos livros de sua editora em Barcelona e homenagear um dos maiores escritores da literatura mundial, Miguel de Cervantes, Clavel propõe a criação do "Día del Libro", a ser comemorado em 7 de outubro - o que acreditava-se ser o dia do nascimento de Cervantes. Posteriormente, a data foi alterada para o dia do falecimento do autor, em 23 do mês de abril, e a celebração passou a ser reconhecida internacionalmente pela UNESCO e comemorada em diversos países.

Também conhecido como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, o evento tem como objetivo enfatizar a importância da promoção da leitura, da publicação de livros e da proteção dos direitos autorais; além disso, é um momento oportuno para discussão de questões sobre o mercado editorial, este que se depara com um período de mudanças tecnológicas e digitalização. O caráter internacional e multicultural da comemoração permite o debate sobre as tendências da indústria e a possibilidade de maior diversidade e inclusão de autores e histórias de diferentes origens e culturas.

Desde 2001, a UNESCO seleciona uma cidade para ser a "Capital Mundial do Livro", que é reconhecida por sua qualidade e dedicação em relação ao incentivo à leitura e à produção de literatura. Na cidade escolhida, e por todo o mundo, ocorre a realização de diversas atividades, eventos e concursos literários com objetivo de promover a leitura e a reflexão sobre a importância da literatura para a sociedade contemporânea, uma vez que os livros são meios para o acesso à informação, cultura e educação, permitindo enriquecimento social e econômico.

As cidades nomeadas Capital Mundial do Livro pela UNESCO se comprometem a promover o livro e a leitura para todas as faixas etárias e grupos sociais, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

Em 2025, o Rio de Janeiro será a primeira cidade de língua portuguesa nomeada Capital Mundial do Livro. Em 2024, a capital é Estrasburgo.

Como a 25ª cidade a ostentar o título desde 2001, o Rio de Janeiro segue Madri (2001), Alexandria (2002), Nova Deli (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Turim (2006), Bogotá (2007), Amsterdã (2008), Beirute (2009), Liubliana (2010), Buenos Aires (2011), Erevã (2012), Bangkok (2013), Porto Harcourt (2014), Incheon (2015), Breslávia (2016), Conacri (2017), Atenas (2018), Xarja (2019), Kuala Lumpur (2020), Tiblíssi (2021), Guadalajara (2022), Acra (2023) e Estrasburgo (2024).

É inegável a importância da existência de um evento como esse, que enxerga a leitura como uma atividade essencial para a formação de indivíduos críticos e reflexivos, capazes de enxergar o mundo com diversas lentes e de se posicionarem perante os desafios da vida contemporânea. O livro é uma das formas mais antigas de registro e difusão de conhecimento e cultura da humanidade, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural e da memória das diversas sociedades. É imprescindível que haja esforços constantes para manutenção e crescimento desse evento global, trazendo sempre novas pautas e buscando soluções aos desafios que envolvem o universo literário.


23/04/2024

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "345904" no campo ao lado.
 
  

 

  Artigos

Os artigos pubicados no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um artigo, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar artigos e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Artigos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na