artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Reflexão

Revolução no Bairro
Tomaz Fantin de Souza

Há vinte anos, prometi, e nunca cumpri, fazer uma viagem pela América do Sul. Talvez de bicicleta. Participar de uma guerrilha lá pela América Central? Por que não?

Com a possibilidade de uma revolução de verdade, explorei, pelo Instagram, perfis de viajantes. Achei alguns casais de motor home. Não servia. Um italiano que tinha feito a África de bicicleta? Aí sim. Lá pelas tantas, o perfil contava que o moço tinha sido sequestrado por guerrilheiros em algum país da África Central.

Voltei para os perfis de motor homes. Bem mais tranquilo. Dirigir uma camionete com cozinha e uma cama lá atrás. Baita canseira arrumar a barraca no final do dia depois de pedalar. Bem melhor um motor home, mesmo.

No perfil, um casal falava de manter a forma durante uma viagem. Não tinha pensado nisso. Se eu viajo por uma semana já volto com cinco quilos a mais. Viajar pelo mundo, já que não ia ser de bicicleta, me trouxe a preocupação com a forma física.

Era preciso levar os aparelhos no motor home, dizia o rapaz com a barriga trincadinha. A moça mostrou os equipamentos e citou os patrocinadores e as academias que estavam apoiando a expedição. Olhar as fotos daquele casal se exercitando e pingando de suor em algum lugar da Chapada Diamantina me deixou exausto.

Chamei uma pizza e me atirei no sofá. Também eu não precisava fazer uma viagem ao redor do mundo. Só uma guerrilha na América Central mesmo. Nisso, chegou a minha pizza.

O motoboy estava exausto, não de viajar o mundo, nem de olhar os outros viajando pelo mundo, era de correr atrás do próprio sustento. Sem leis trabalhistas, sem banheiro, sentindo cheiro de comida, talvez com fome. Preso a um celular que controla até o tempo que leva para respirar.

Acabei desistindo da guerrilha na América Central e decidi começar minha revolução através das urnas neste ano mesmo. E já que não ia seguir um plano rígido de treinamentos, me levantei do sofá e dei uma pedalada pelo meu bairro.

21/09/2022

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "203112" no campo ao lado.
 
  

 

  Tomaz Fantin de Souza

Tomaz Fantin de Souza é engenheiro mecânico e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Natural da cidade de Vacaria na Serra Gaúcha, mora em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Entre números e letras, em 2020 publicou o livro "Uma Passagem para Bratislava" e já participou de algumas coletâneas de contos.

tomazfs@yahoo.com.br


Colunas de Tomaz Fantin de Souza:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na