artistasgauchos












Escrita

O perigo e seus riscos: a palavra morde
Rubem Penz

Muito já confundi estes dois conceitos: perigo e risco. Porém, bastou uma historinha contada por um especialista em segurança para que nunca mais me referisse a um pelo outro. Disse-me o amigo que, quando estamos a dois metros de um grande cão feroz, há sempre perigo. Mas, se entre nós e ele houver uma grade, ou ele estiver contido por uma coleira, como manda o bom senso, ou uma focinheira, como manda a lei, o risco cai para perto de zero. Resta algum risco porque todo equipamento de segurança pode apresentar eventualmente falhas, ou mesmo nós podemos nos arriscar ao desrespeitar as normas de segurança. Com o cão solto na rua (ambiente sem controle), quando formos expostos, perigo e risco serão iguais. Fatais, inclusive.

Vou adiante e afirmo: quando escrevemos uma mensagem (ou um artigo, uma crônica, um mero bilhete) há sempre perigo. Vários perigos. Podemos ser pouco claros, dúbios, desastrados ao formular as frases. Podemos cometer injustiças por desconhecimento, fazer injúrias por ignorância, incorrer em perjúrio por descuido. Podemos ser ofensivos e, ao ofender, colocarmo-nos em uma posição indefensável. Podemos revelar segredos para os quais juramos fidelidade. Podemos magoar quem amamos e, desastre completo, colocar a reciprocidade a perder. O perigo ronda as palavras.

Se você agora está com medo, é bom que tenha, mesmo. Porque não importa o que se faça, o perigo de escrever – tal um cão feroz para nossa integridade física – não some jamais. Tudo o que fazemos é contornar e dominar os riscos. Ler, reler e ler mais uma vez, talvez depois de um tempo. Ler em voz alta. Desconfiar da escrita – ela é traiçoeira, podem nos escapar descuidos. Pensar na responsabilidade de um texto impresso ou, pior, publicado, sobre o qual jamais se poderá fugir. Respeitar este ato sagrado que se chama comunicação. Garantir-se diante dele.

A equação entre perigo e risco só se resolve ao reconhecer a existência de um e ter controle sobre o outro. Palavra morde. É de sua natureza. Mas, como viver sem elas?

18/11/2020

Compartilhe

 

Comentários:

Como aprendi contigo, Rubem, e jamais esqueci, blindar o texto é preciso. Mas não há garantias. O perigo e o risco estão sempre a nos rondar.
Marta Leiria Leal Pacheco, Porto Alegre 22/12/2020 - 11:36
"Viver é perigoso" é citação de Guimarães Rosa muito lembrada, porém, mesmo assim e com os riscos, não vale a pena?
Luiz Alexandre Kikuchi Negrão, São Paulo / SP 30/11/2020 - 23:54
Bom alerta sobre o perigo que corremos numa escrita apressada, irrefletida e não corrigida.
Maria José Monte Holanda, Fortaleza 30/11/2020 - 14:55

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "130304" no campo ao lado.
 
  

 

  Rubem Penz

Publicitário, escritor e músico. Orientador da oficina literária Santa Sede, crônicas de botequim - projeto iniciado em 2010 com, em 2018, 14 publicações e dois prêmios (Açorianos de Literatura como Destaque Literário e Livro do Ano AGES com A persistência do amor, Ed. Buqui). Entre outros veículos, foi colunista do Metro Jornal entre 2012 e 2018. Compõe o Conselho Editorial do IEL e o corpo docente da Metamorfose, StudioClio e Casamundi Cultura. Entre os livros publicados estão O Y da questão (Literalis), Inter Pares (Literalis), Enquanto Tempo (BesouroBox) e Greve de Sexo (Buqui).

rubempenz@gmail.com
www.rubempenz.net
www.facebook.com/rubem.penz


Colunas de Rubem Penz:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações