Quem gosta de livros sabe o que significa ouvir a expressão “Feira do Livro”. Em mim, tem sempre dois efeitos: o apogeu, em que estou mergulhada num mar de páginas, capas duras, impressões em alto relevo, nomes de escritores e escritoras e tÃtulos de livros que estão naquela interminável lista; e a depressão, quando penso na grana e na interminável lista.
De qualquer forma, o amante de livros, seja por achar linda uma estante colorindo a sala, seja por gostar mesmo do efeito que as palavras causam, adora uma feira cheia de livros. Eu sempre achei a coisa mais linda do mundo a tal da Feira do Livro de Porto Alegre. Assistia pela televisão as notÃcias sobre a Feira, quando criança, mas nunca visitava. Fui, pela primeira vez, já adolescente, com a escola (ainda bem que ela ainda tinha partido). Só que era para mim um amontoado de estandes e um amontoado de pessoas. Eu não sou muito fã de multidão, menos ainda, se acotovelando. Foi uma experiência legal, mas não deixou lembranças muito profundas.
Depois de adulta, passei a dedicar pelo menos um dia para visitar a Feira, geralmente um domingo, num compromisso tácito comigo mesma. Eu não sentia que a feira estivesse cumprindo seu papel naquele meu imaginário mágico de apogeu. Apenas achava inadmissÃvel que uma estudante de Letras não fosse à Feira, mesmo que somente por um dia. E me decepcionava o fato de ver sempre os mesmos livros destacados nas bancas, como se eu estivesse visitando uma grande livraria comercial ao ar livre. Quando eu queria garimpar os saldos, me sentia sufocada. Não gosto de olhar livros com pressa. Para mim, os livros são o oposto do afã.
Passei cinco anos sem ir à Feira do Livro de Porto Alegre. Então, ano passado, me vi sozinha em um domingo ensolarado de novembro, sem nenhum compromisso marcado e as redes sociais me avisando que ela estava lá. Por algum motivo, eu ignorara, por anos, todo um outro lado da feira: a de bate-papos, palestras e cursos. Acessei a programação da feira online e descobri que havia muitas possibilidades.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.