artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Literatura - arte e produto
Jacira Fagundes


                                   Literatura – arte e produto

Jacira Fagundes


Em 2016, teve seu começo uma oficina de literatura, numa das salas da Editora Metamorfose. Recebeu o nome de Grupo de Leitura e Criação Literária/ Jacira Fagundes. Passei a liderar o grupo, orientando os aspirantes a escritores no aprendizado formal da escrita literária.
Embora nem todos tivessem a formação de escritor como meta, o conjunto de exercícios envolvendo leitura e escrita, os amplos comentários, a teoria antecipando e/ou justificando a prática, era o que mantinha motivado os integrantes do grupo. Havia abertura para novas entradas e mesmo desistência em meio à caminhada.
Houve quem cursasse por um semestre e outros, cujo interesse garantiu a continuidade até aqui, – ano 2022 pós-pandemia – dessem continuidade às aulas.
No período de 2016 a 2020, o grupo que permaneceu demonstrou constante dedicação ao fazer literário, o que redundou em duas coletâneas de contos. A primeira, em 2018 – “Pra ver a banda passar...contando histórias de amor”, a contar do repertório musical do músico e escritor Chico Buarque. E a segunda – “Quando o verbo vira trama” – em 2019 – mais autoral, no uso da palavra e na intermediação desta na construção do texto literário, como refere o título.
Com o aparecimento da pandemia, muitas mudanças ocorreram no grupo, e a principal delas foi a saída da editora e a busca de um novo formato para quem desejasse a continuidade do grupo como tal. Assim formou-se uma nova oportunidade de trabalho literário, onde cinco mulheres concordaram com um novo projeto – desenvolver uma narrativa a cinco mãos, durante um semestre com aulas desenvolvidas num espaço alternativo entre o digital e comandos no whatsapp. Foi um empreendimento que redundou em projeto experimental, que trouxe resultado extraordinário.
Não cabe aqui descrever todo o processo desenvolvido, pois que já foi amplamente divulgado na mídia e teve apresentação ao público numa das salas do Instituto Estadual do Livro.
A obra resultante leva o título: “As cinco direções de um corpo”, e pode ser acessada e lida através do link:
https://abre.ai/5direcoes

O trabalho literário entre as que permaneceram – todas mulheres – segue hoje num formato bem mais audacioso, em especial quanto a intenções de cada uma. Com nova denominação – Grupo de Produção Literária/ Jacira Fagundes – tem como prioridade a produção literária individual, porém, amparada em discussões, acompanhamento, e novos aprendizados. Trata-se de escrever a sua própria história, a partir de seu próprio argumento, sejam memórias, biografias, contos ou narrativa longa. Com encontros quinzenais de intermediação e ajudas mútuas, como um grupo de escritores em torno de uma mesa de trabalho. E com vistas à publicação de suas obras autorais.

 


 

 

Mais informações sobre Jacira Fagundes

 

A presença de Jacira Fagundes no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na