Leandro Dóro
|
Clique nas imagens para ampliá-las |
|
|
|
|
torne-se fã desse artista
Leandro Malósi Dóro é nascido passo-fundense em 25 de outubro de 1975. Aos 17 anos, tornou-se cartunista do jornal O Nacional de Passo Fundo. Aos 21, funcionário na fundação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, e, meses após, repórter do jornal Diário da Manhã.
Aos 25, mudou-se para Porto Alegre. Lançou a revista infantil Gauchinho, distribuÃda na rede Comercial Zaffari. Em 2002 e 2003 expôs no site Ciranda.net do Fórum Social Mundial. Em 2004 ganhou o concurso de charges do Canal Rural.
Em 2005 participou de exposição de cartunistas brasileiros em St. Just de Le Martell, na França - exposição, esta, que concorreu ao Prêmio HQ Mix, o oscar da arte gráfica aplicada brasileira. Foi um dos organizadores e participantes do Edição de Risco, livro que reúne 32 cartunistas gaúchos - primeira iniciativa nesse sentido desde o lançamento dos livros QI 14 e 14 BIS em 1975 e 1976, respectivamente. Em 2006, expôs em Frankfurt e Portugal, durante a Copa do Mundo de Futebol. Ainda participou de mostra na Bósnia Herzegovina, Santa Maria, Rio Grande e Bento Gonçalves — essa última na Fenavinho Brasil. Integrou exposição sobre humor e livros e participou de mural em homenagem a Mário Quintana, ambos na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Ganhou terceiro lugar no concurso Sabbis de Desenho Animado, em 2005.
É integrante da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul - grupo fundado por Edgar Vasques, Iotti e Santiago. Escreveu a ficção baseada em fatos reais Revolta dos Motoqueiros e o livro em quadrinhos Tempero Verde.
Atualmente trabalha com assessoria de imprensa, prepara um livro de contos e um infantil. Participa de publicações nacionais, como a revista Front. Ganhou o concurso de contos de ficção cientÃfica FCdoB . Expôs na Bienal B, em Porto Alegre, e fez individuais em Passo Fundo (RS).
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Leandro Dóro no portal é um oferecimento de:
|