Liberato Vieira da Cunha
torne-se fã desse artista
Liberato Vieira da Cunha nasceu em Cachoeira do Sul, Brasil, em 25 de maio de 1945. Iniciou-se no jornalismo aos 14 anos. Fez seus estudos primários e secundários nos colégios Nossa Senhora das Dores e Anchieta, em Porto Alegre, e bacharelou-se em Ciências JurÃdicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Ufrgs. Especializou-se em jornalismo na Alemanha, em 1982 e 1987. Atuou como correspondente internacional naquele paÃs e nos Estados Unidos. Trabalhou nos jornais Diário de NotÃcias, Correio do Povo e Folha da Tarde, de Porto Alegre.
Atualmente integra a Editoria de Opinião de Zero Hora, onde também publica uma crônica semanal. É detentor de vários prêmios nacionais e internacionais na área do jornalismo e da literatura, dentre os quais um Erico Verissimo, um Açorianos, um Norton e um da Sociedad Interamericana de Prensa, além do grau de Chevalier des Arts e des Lettres da República Francesa.
Liberato Vieira da Cunha é autor de Miss Falklands (crônicas e
contos, 1983), Um hóspede na sacada (crônicas e contos, 1985), A mulher de violeta (crônicas e contos, 1990), As torrentes de Santaclara (romance, 1993), Um visto para o Interior (crônicas, 1996), A morte do violinista (contos, 1997), A Companhia da Solidão (crônicas, 2000) e Tratado das Tentações (crônicas, 2002). Participou das mais importantes antologias de autores gaúchos a partir dos anos 80, numa delas juntamente com escritores hispano-americanos.
Liberato Vieira da Cunha é dono de um estilo direto e despojado, ora marcado pelo lirismo, ora pela nostalgia e o humor. Várias de suas crônicas e contos foram traduzidos em paÃses da América Latina e na Alemanha.
• Está sendo lançado dia 25 de outubro o romance "O Homem que Colecionava Manhãs", Editora Objetiva, Rio de Janeiro (RJ). O lançamento será na Saraiva Megastore às 19 hs.
• Prêmio Açorianos 2001, categoria crônica, pelo livro "A Companhia da Solidão" e o Prêmio Açorianos 2003, categoria crônica, por "Tratado das Tentações".
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Liberato Vieira da Cunha no portal é um oferecimento de:
|