Augusto Luis de Freitas
torne-se fã desse artista
Augusto Luis de Freitas (Rio Grande, 1868 - Roma, 1962) foi um pintor e professor gaúcho.
Iniciou-se nas artes ainda criança, matriculando-se com 12 anos na disciplina de Desenho Histórico na Academia Portuense de Belas-Artes, na cidade do Porto, em Portugal, para onde sua famÃlia havia se transferido, estudando também Arquitetura e Escultura. Com a morte dos pais voltou ao Rio Grande do Sul e ali permaneceu até 1895, quando passou para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes e sendo aluno de Henrique Bernardelli e outros.
Recebeu o prêmio de Viagem ao Exterior da Escola Nacional, indo aperfeiçoar-se na Itália, onde residiu até o fim da vida, voltando ocasionalmente ao Brasil e expondo em Porto Alegre e no centro do paÃs. Numa dessas visitas, entre 1917 e 1919, deu aulas na Escola Nacional. Foi o autor, dentre outras obras, de duas telas de grandes dimensões instaladas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre.
Expôs em São Paulo nos anos de 1913/14, 1926, 1927, 1928 e 1929. Apresentava regularmente ao público paisagens sulinas e cenas do Rio de Janeiro. Em 1914, aproveitando sua estada na capital paulista, ministrou aulas de pintura ao ainda inexperiente Clodomiro Amazonas.
Freitas levou suas obras ao Salão da Escola Nacional de Belas Artes, tendo conquistado a Pequena e a Grande Medalha de Ouro.
Fonte: Wikipédia
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Augusto Luis de Freitas no portal é um oferecimento de:
|