Alcione Sortica
torne-se fã desse artista
Alcione Sortica (Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, 17 de dezembro de 1935) é um escritor - contista, cronista, ensaísta, poeta gaúcho - e ativista cultural, membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves e Vice-Governador da Associação Internacional Poetas para o Rio Grande do Sul.
Alcione Sortica é um escritor brasileiro, natural de Cachoeira do Sul (RS), nascido no ano do centenário da Revolução Farroupilha, em 17 de dezembro de 1935, mesma data de nascimento do também escritor Érico Veríssimo, exatos 30 anos depois. Estudou no Ginásio Roque Gonzales, atual Colégio Marista Roque, onde concluiu a sua formação colegial como contabilista. Depois de mudar-se para a capital Porto Alegre (RS), já como funcionário público da secretaria da Receita Federal - Auditor Fiscal do Tesouro Nacional - ingressou e concluiu curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Após a carreira pública, passou exclusivamente a dedicar-se às artes, basicamente à literatura, mas com outros trabalhos na pintura e na música. Atualmente é um dos escritores mais premiados por seus contos, crônicas, ensaios e poesias, publicados em diversas obras e coletâneas literárias no Brasil e na América Latina. Em 2012 o artista recebeu quatro honrarias: o (1) Troféu Carlos Drummond de Andrade, Destaques do Ano, na categoria literatura; o (2) Troféu Pedro Aleixo - Personalidade Notável - pela sua contribuição artística-literária; a (3) Comenda Caldre e Fião da Sociedade Pártenon Literário, por sua contribuição às Letras e à Cultura do Rio Grande do Sul; e eleito (4) Membro de Honra da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. Pelo seu trabalho de divulgação e incentivo da literatura como arte, em setembro de 2012 foi convidado e empossado como Governador da Associação Internacional Poetas Del Mundo para o Rio Grande do Sul. No sistema de rodízio, atua como Vice-Governador da Associação Internacional Poetas Del Mundo para o Rio Grande do Sul, juntamente com a poetisa Hilda Maria Brasil (atual Governadora). Em março de 2014 foi empossado como Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, cerimônia ocorrida na sede da instituição no Champs Élysées em Paris (França).
Obras
Livro "Um ponto no Tempo", 2015
Livro "De pai para filho", 2014 (edição em coautoria com o filho Eduardo)
Livro "Brasil em Cena", 2014 (edição bilíngue português e francês)
Livro "Livro II das Aldravias", 2013 (edição bilíngue português e espanhol)
Livro Beira de Açude, 2013
Livro Peneirando Estrelas, 2012
Livro Cacos do Tempo, 2005
Contos Jogo de Bolitas, O Planeta e O Casarão das Desamadas
Poema Universo, versão em Espanhol, 2007
Poema Amarguras, versão em Espanhol, 2011
Poema Sorriso, versão em Espanhol, 2011
Poema Seus cabelos, versão em Espanhol, 2011
Poema O primeiro poeta, versão em Espanhol, 2011
Poema Mãe-terra, versão em Italiano, 2009
Poema Raio de Luz, versão em Italiano, 2009
Poema Os dois
Poesia Peneirando Estrelas, versão em Inglês, 2011
Poema Anjo Caído, 2010
Poema Anjo Caído, versão em Inglês, 2012
Poesia Prece
Crônica O Lagarto, jornal Zero Hora, 2011
Crônica Perdidos na Toscana, jornal Zero Hora, 2012
Crônicas de viagens publicadas no jornal Zero Hora:
O homem em cera, viagem para Londres, Inglaterra - abril de 2008
A cadeira de rodas, viagem para Buenos Aires, Argentina - junho de 2008
Bate-papo em Brasília, viagem para Brasília, Distrito Federal (Brasil) Brasil - julho de 2008
Rumo à Foz do Iguaçu, viagem para Foz do Iguaçu, Paraná Brasil - fevereiro de 2011
O tucano e a coca-cola, viagem para Ilha de Marajó, Pará Brasil - maio de 2011
O lagarto, viagem para Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina Brasil - novembro de 2011
Eurides e os jacarés, viagem ao Pantanal, Mato Grosso do Sul Brasil - janeiro de 2012
Perdidos na Toscana, viagem para a Toscana, Itália - maio de 2012
A menina de Veneza, viagem para a Veneza, Itália - julho de 2012
Obras adaptadas ao Teatro
Conto O Tropeção: da série A pensão, adaptado para teatro e encenado pelos alunos de Direito Noturno, 1º ano, Turma A, Universidade Positivo, Curitiba Paraná, 2006.
Conto A parteira: da série Beira de Açude, apresentado na XXIV Feira do Livro do Barão, Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, Cachoeira do Sul Rio Grande do Sul, 2007.
Conto Noite luarenta: da série Histórias de Pescador, interpretado por Ana Maria DÁvila e grupo, na premiação do II Concurso Histórias de Pescador, São Lourenço do Sul Rio Grande do Sul, 2007.
Poema Mãe-terra: do livro Cacos do tempo, apresentada na II Feira do Livro, Escola Municipal Professor Armando das Neves, São Lourenço do Sul Rio Grande do Sul, 2010.
Fonte: Wikipédia
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Alcione Sortica no portal é um oferecimento de:
|