Neste ano, a Associação Gaúcha de Escritores comemora 30 anos de fundação. A Assembléia Geral que a criou realizou-se no dia 18 de novembro de 1981 na Sala Álvaro Moreira do Centro Municipal de Cultura e o anfitrião foi o atual Secretário Estadual da Cultura o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Estavam presentes inúmeros e representativos escritores, alguns já falecidos, como Carlos Carvalho, Moacyr Scliar, Cyro Martins, Laury Maciel. Alguns dias depois, Mário Quintana também assinou a ata como sócio fundador. Nestes anos a AGES manteve-se atuante e presente na vida literária do nosso Estado. As comemorações são uma oportunidade para relembrar a sua já longa trajetória e para reafirmar a sua continuidade.
Presidi a Comissão Provisória, juntamente com Humberto Zanatta e Jaime Cimenti, quando trabalhamos na elaboração do projeto dos estatutos, na convocação da assembléia de fundação e no registro da entidade no Cartório de Registros Especiais. A AGES surgia assim, no momento ascendente da luta da sociedade brasileira pela redemocratização das instituições políticas. Os escritores gaúchos, a exemplo de tantos como Érico Veríssimo, e em todo o país, somavam-se ao movimento dos vários segmentos políticos, operários, associativos, estudantis, culturais, e davam a sua contribuição para a reconstrução da sociedade civil brasileira. Nessa perspectiva, a associação participou do Comício das Diretas-já em Porto Alegre. Durante esses anos, a AGES promoveu e realizou encontros de escritores, seminários, eventos literários e culturais que precederam e inspiraram muitos dos que hoje enriquecem e valorizam a agenda literária do Rio Grande do Sul. Esteve presente também em congressos e seminários internacionais na Argentina, Uruguai e Paraguai.
No âmbito da representação dos escritores, realizou campanhas em defesa do Direito Autoral e a sua atuação foi decisiva para consolidar a profissionalização das atividades do escritor. Esta realidade é reconhecida e elogiada por escritores de outros estados brasileiros. A associação também conquistou representação junto ao Conselho Estadual de Cultura ao lado de outras entidades da área cultural e artística. Criou e mantém um dos prêmios literários mais prestigiados do Estado, o Prêmio Livro do Ano. Uma de suas características singulares é o fato de ser uma entidade com uma sede virtual.
Entre os eventos de confraternização, um deles foi uma memorável partida de futebol de salão entre a seleção dos escritores e a dos livreiros e editores, realizada no Ginásio da Brigada Militar, tendo como árbitro Renato Marsilha. Entre os escritores, destacaram-se pela técnica, entrega, velocidade e gols, Charles Kieffer e Tau Golin. A principal figura da partida foi o nosso goleiro Sérgio Faraco, que jogou sentado num banquinho de galpão, com um pelego, e balançando um relho na mão direita. O time adversário guardava uma surpresa de última hora. Colocou para jogar a exuberante jogadora de futebol feminino Duda. Quando ela dominava a bola e avançava em direção ao nosso gol, o nosso goleiro abandonava a meta e cometia falta abraçando-se ostensivamente na atacante do time adversário. Assim, tomamos alguns gols pela indisciplina tática do nosso goleiro. São 30 anos de valorização dos escritores, do livro e dos leitores.
Dilan é escritor e Cientista Político.
29/11/2011
Compartilhe
Comentários:
UMA OBRA DE TRINTA ANOS,POR SI SÓ AMPLIA SUA IMPORTÂNCIA E CONTA COM O APOIO DE UMA GAMA DE LITERATAS E ENTUSIASTAS DA CULTURA QUE ENOBRECE. QUE TODOS OS ESFORÇOS SEJAM RECOMPENSADOS E QUE ESSE TRABALHO AINDA REVELE MUITOS TALENTOS. ALENTO E BÁLSAMO PARA NOSSAS ALMAS, É O MOTIVO QUE NOS IMPULSIONA A PROSSEGUIR NESSE CAMINHO. PARABÉNS! ´POR MAIS ESSE RECONHECIMENTO PÚBLICO, MEUS PARABÉNS. katia chiappini, Porto Alegre/ rgs.30/11/2011 - 01:18
Pela sua história, a nossa AGEs é de muito boa cepa e vai ter uma longa e profícua vida. Nilva Ferraro, Porto Alegre29/11/2011 - 22:26
Dilan, cumprimentos pelo texto tão significativo, pertinente e bem humorado. É importante que se mantenha a memória dss agremiações, e que, com esta comemoração seja possível fortalecer a AGES. Vera Verissimo, POA/RS29/11/2011 - 15:51
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Relatos
Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.