Escrevi, há algum tempo, uma crônica que abordava o seguinte tema: A vida pode imitar a arte? Na ocasião, eu me referia à novela televisiva, patrocinada pela Globo, em que o protagonista permanece por vários capÃtulos dado como morto, devido a ferimentos terrÃveis. Depois de um tempo abusivo da paciência do telespectador, ele reaparece vivo e curado dos ferimentos, e a história prossegue em direção ao final feliz, como costuma acontecer nas novelas.
No Grupo de Criação Literária que coordeno, tivemos a oportunidade de trabalhar o texto literário baseado neste fato um tanto inusitado. Foi uma experiência interessante concluir que a vida pode, sim, imitar a arte.
Mas foi naquela semana, no alvorecer do novo ano, que me deparei com algo semelhante. Nada trágico, felizmente, bem ao contrário. É que fui tomada por outra dúvida: poderia a arte antecipar-se à vida? Pelo menos, foi o que julguei ter acontecido com um dos livros ficcionais de minha autoria e uma reportagem veiculada no jornal.
Devo admitir o fato de eu não acompanhar de perto os noticiários sobre adoção por casais que querem adotar e crianças e adolescentes que anseiam por serem adotados. A não ser quando me cai a notÃcia no colo, como aconteceu no último domingo. Então me interessei e me comovi com a história real de um casal de possÃveis pais e de uma adolescente - nos seus 17 anos de casa-lar. Uma história real de tocante beleza.
Nas escolas, em conversas com adolescentes que me perguntam de onde tirei tais ideias para escrever "O quadro na parede", na maioria das vezes, fico sem resposta plausÃvel. Escritores costumam ser tomados por dúvidas e incertezas quando lhe fogem explicações concretas a respeito dos processos de criação de uma obra literária.
Quanto ao meu processo, vou passar a consultar meu oráculo. Quem sabe mais previsões venham por aÃ!
A quem interessar, abaixo, deixo o email de utilidade pública: adocao@tjrs.jus.br
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.