artistasgauchos












Literatura

Dalton Trevisan
Tomaz Fantin de Souza

Cada vez que alguém me fala do direitismo e da vocação reacionária de Curitiba eu me lembro do Dalton Trevisan. A "europeia" capital paranaense, organizada e de habitantes fechados derrete nos contos do escritor falecido há pouco.

O vampiro de Curitiba escolheu o caminho do texto curto, seco, o coice no lugar do afago. Vários de seus livros tem apenas dois personagens: João e Maria. Todos se passam em Curitiba. Em poucas linhas trazia à vida os bordéis e os inferninhos. O boteco mais pé sujo.

Como bom vampiro, dizem que o escritor saia de madrugada, a pé, pelos subterrâneos de uma capital fria, de campos de araucária que começam lá na Vacaria e são propícios ao aparecimento das criaturas da noite.

Trevisan nunca apareceu em público, avesso ao narcisismo dos artistas, temia que o sucesso o atrapalhasse na análise de suas principais matérias-primas: o ser humano, suas angústias e o lado mais escondido de cada um de nós.

Publicou mais de mil contos e apenas um romance. A Polaquinha. Pequeno também. Recebeu os principais prêmios da língua portuguesa e sempre enviava um representante para recebê-los.

Na famosa caretice curitibana Dalton Trevisan é a prova de que para toda ação há uma reação. E seus contos são uma revelação assustadora para quem está acostumado com o moralismo e a perfeição das redes sociais ou forma uma opinião apressada sobre a capital do Paraná.


03/01/2025

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "314804" no campo ao lado.
 
  

 

  Tomaz Fantin de Souza

Tomaz Fantin é engenheiro mecânico e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Natural de Vacaria na Serra Gaúcha, mora em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre. Entre números e letras, em 2020 publicou “Uma Passagem para Bratislava” e, em 2022, o livro de contos “Pássaros me Faziam Chorar”. É cronista dos sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e já participou de coletâneas de contos e poesias.

tomazfs@yahoo.com.br


Colunas de Tomaz Fantin de Souza:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações