Eu estava na Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto
Alegre, comemorando meu aniversário de 40 anos quando uma mulher e um homem se aproximaram. Entre sorrisos, me ofereceram o material do seu trabalho: o Jornal Boca de Rua.
O periódico, totalmente produzido por pessoas em situação de rua, tem impresso nas páginas suas vozes que denunciam, celebram e demonstram sua organização. Nele relatam a crescente luta para sobreviver às dificuldades de conseguir alimento e abrigo, e à violência urbana que tanto os oprime. Único no mundo, o Boca de Rua, em 2023 chegou aos 22 anos. Quando completaram 18 anos, para marcar a maioridade, fizeram o documentário: "De Olhos Abertos". Descobri isso no papo com os Doutores em Ruaologia, que me venderam o jornal naquela noite.
Com a sabedoria adquirida na vivência, as personagens reais do documentário expressam suas necessidades, limitações, medos, angustias e esperanças, com a maestria de quem faz malabares para resistir. Sem travas, eles expõem as vÃsceras de uma sociedade preconceituosa, racista, homofóbica, misógina, capacitista e extremamente cruel, a qual eles precisam enfrentar todo dia. E toda noite.
Numa "guerra não de sangue, mas de diálogo", como eles mesmo apontam, esse grupo organizado, coeso e revolucionário, que compõe o Boca de Rua, nos convida a entrar na sua realidade, a compreendê-los, a abraçá-los como iguais. Eles não querem nossa piedade, querem ser vistos, ouvidos e atendidos. Querem um mundo melhor, não só para si, mas para a cidade e todos que nela habitam.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.