artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Resenha

O Caçador de Pipas
Isabela Zampiron

Para compreender o livro "O Caçador de Pipas" é necessário entender que essa não é uma típica história de romance. Aqui, o foco não é em um par romântico, mas no crescimento pessoal do protagonista e em uma amizade que durou além da vida.

Amir nasceu em uma família rica. Criado pelo pai, sua mãe morreu no parto. Junto deles, vivem o caseiro com o filho Hassan, que regula de idade com Amir. Os dois meninos cresceram juntos e possuem uma amizade. Hassan, que era analfabeto e estava sendo criado para se tornar o próximo empregado da família, era conhecido pelo seu coração puro e sua bondade, sempre preparado para defender o amigo. Já Amir, era um pouco covarde e estava em uma constante busca pela aprovação do pai.

Durante um campeonato de pipas, Amir tem a chance de provar que também é corajoso. Porém, ele deixa a chance passar, o que o faz carregar essa culpa para sempre. Logo depois, a amizade dele e de Hassan não é mais a mesma. Anos mais tarde, já morando nos Estados Unidos após fugir da invasão soviética no Afeganistão, Amir se vê obrigado a voltar ao seu país de origem para acertar as contas com o passado.

"E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."

Para ser bem honesta, comecei esse livro com um pé atrás. Ele me parecia clássico demais, muito difícil de acompanhar. Não podia estar mais enganada.

A história conta sobre um garoto rico que não tem a mínima noção de seus privilégios. Amir passa por diversas provocações de um vizinho durante a infância, mas se acostumou a ter Hassan para protegê-lo e ajudá-lo a escapar. Quando ele tem a chance de retribuir a ajuda do amigo e não consegue, percebemos a angústia e culpa que carrega consigo, nunca se perdoando por isso apesar de ser uma criança quando ocorreu. Um fato que notamos ao longo da narrativa é como Amir é duro consigo mesmo, um reflexo de estar sempre atrás da aprovação do pai.

"Ouvindo-os falar, percebi como boa parte de quem eu era, boa parte do que eu era tinha sido definido por ‘baba’ e pelas marcas que ele deixou na vida das pessoas."

Algo com que o autor brinca ao longo da história é a inversão de papéis. No início, vemos Amir e seu pai com uma condição financeira invejável, sem passar por apertos. No entanto, com o passar da leitura, percebemos que a vida nos Estados Unidos se tornou mais difícil para eles (não se preocupe, não terá nenhum spoiler aqui). Esse recurso também ocorre no final do livro, onde Amir se vê em uma posição em que costumava colocar Hassan durante a infância e entendendo o que estava fazendo o garoto passar.

O crescimento pessoal de Amir é incrível de acompanhar. Vemos desde uma criança que queria agradar ao pai a um adulto construindo sua própria família. O interesse romântico não é o foco da história, mas podemos acompanhar Amir se apaixonando e os sentimentos conturbados em relação a isso.

"[...] li nos livros de poesia que a ‘yelda’ era a noite sem estrelas em que aqueles que sofrem por amor permanecem acordados, suportando a escuridão interminável e esperando que o nascer do sol traga consigo a pessoa amada."

Não é de se espantar que "O Caçador de Pipas", cuja adaptação cinematográfica foi lançada em 2008, tenha diversas avaliações positivas na internet. Esse livro mostra o significado de amizade, amor, culpa e superação, além de retratar a Guerra do Afeganistão. É uma história com desfecho emocionante e impossível de não levar o leitor às lágrimas.

05/07/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "270002" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na