artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Escrita

A revelação decisiva para que você escreva mais e melhor
Ana Paula Souza

Nesta semana comecei a ler o último livro publicado da Isabel Allende, Longa Pétala de Mar, que ganhei de aniversário. Já na terceira página me dei conta que já havia sido "abduzida" por ele. A escritora tem uma habilidade e delicadeza para descrever cada personagem e cada momento da história, que é como se você não precisasse ler as palavras, mas praticamente só "sentir" o livro.

Acompanho os trabalhos dela já há algum tempo, mas com este livro, decidi pesquisar sobre o processo criativo da Isabel para entender o que ela faz, quanto tempo ela escreve por dia, como se organiza, os métodos e estratégias que usa para passar as suas ideias ao papel. Você sabe, para ver se ela faz alguma coisa secreta que eu não faço e poder ser uma escritora brilhante como ela. Li vários artigos, escutei um podcast e assisti dezenas de vídeos. Ela é uma mulher fascinante, tem uma história de vida incrível e um humor espirituoso (o meu tipo de humano preferido), então é muito fácil se perder nesta pesquisa.

Finalmente, depois de quase uma hora, encontrei um vídeo curto no qual ela respondia a pergunta-chave para o problema que eu estava tendo: "Qual o conselho que você daria a jovens escritores?"

Meus olhos e ouvidos se abriram por completo para aquele momento de extrema importância, quando eu receberia o "segredo" e seria "iluminada" no meu trajeto tortuoso da escrita. Eu estava pronta para aplicar aquele conceito para toda a minha vida e além, fosse lá o que ela pensasse ou acreditasse.

Então ela disse: "Escreva."

Pisquei duas vezes. Era impressão minha ou eu tinha acabado de receber um tapa na cara de Isabel Allende?

Sem perceber, ela continuou a falar tranquilamente: "Oras, se você quer ser um esportista, você treina todo o dia. Se você quer competir, você precisa treinar. E ninguém assiste o treino e ninguém se importa com o seu treino, mas se você não treinar, você não está preparado para competir. Como escritor, você precisa escrever todo dia e treinar. Para cada página bem escrita, você vai ter escrito vinte páginas que vão acabar no lixo. Mas não importa, é o seu treino."

Uma resposta óbvia e que eu já sabia o tempo todo. Nenhum truque para que eu pudesse superar a minha procrastinação ou um passe de mágica para me ajudar a escrever melhor. Isso não existe!

Claro que depois sentei direito na cadeira e comecei a escrever, aquela frase imperativa ecoando na minha cabeça. Escrevi outras coisas, mas escrevi esse artigo aqui também, para lembrar essa lição e para que outras pessoas que se identifiquem com a minha busca, parem por aqui e simplesmente: escrevam!


Ana Paula de Moura Souza é formada em comunicação social, trabalha com produção de conteúdo em Zurique e gosta de escrever contos e narrativas longas. Já publicou um livro, o Diário de Au Pair, e atualmente participa do Curso Livre de Formação de Escritores.


17/03/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "261008" no campo ao lado.
 
  

 

  Artigos

Os artigos pubicados no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um artigo, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar artigos e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Artigos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na