No dia 13 de julho o mundo comemora o dia do rock, esse ritmo que embala gerações de jovens com seus sucessos e suas batidas. Caracterizado pela presença das mais eletrizantes guitarras, baterias e baixos. Nos microfones, vozes potentes e peculiares dão personalidade e identidade a uma diversidade de bandas pelo mundo afora.
Coincidentemente ou não, o rock coexistiu com os anos pós guerra e os avanços tecnológicos. Esses fatos produziram mudanças que alteraram os modelos de comportamento. Os preconceitos entraram em discussão, os modelos de famÃlia sofreram crÃticas.
Na batida do rock, os primeiros sutiãs foram queimados. As primeiras pÃlulas anticoncepcionais ingeridas e as mulheres conquistaram espaços que há muito tempo estavam sendo requeridos.
Na onda do rock veio o movimento hippie, caracterizado pelo ideal de amor livre e de liberdade. Esse movimento acabou influenciando as relações e os comportamentos dos jovens nos anos seguintes.
No Brasil dos anos sessenta, nomes como Raul Seixas, Rita Lee e a Jovem Guarda, liderada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, fizeram um caminho mais sutil. Eram tempos marcados pela censura da ditadura militar.
Em contrapartida, os anos oitenta trouxeram a trupe da Legião Urbana e do poeta Cazuza que conclamavam por mudança. Cazuza bradava: Brasil, mostra a sua cara! A abertura polÃtica veio logo em seguida com as eleições diretas em 1989.
Palavras mudam o mundo. A arte muda o mundo. Corpos autorizados a balançar sem pudor realizam uma verdadeira revolução nos costumes.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.