Dois termos.
Duas personalidades que admiro.
Difícil de escrever.
Mas vamos lá!
Escrever a respeito de pessoas é algo muito difícil, ao menos para mim.
Moacyr Scliar – sempre afirmei e continuo afirmando: “Nosso escritor maior”. Deixou-nos muito cedo. Sua mãe sempre o aconselhava no seguinte: “Meu filho, nas férias escolares o importante é escrever, no mínimo, uma redação por dia”. E ele seguiu este conselho materno.
Woody Allen – um gênio. Para mim um gênio em tudo que realiza. Nascido em 1935. Filho de livreiro e restaurador. Em seus filmes a gente conhece – e bem – sua cidade: Nova Iorque. Agora, inclusive, ele filmando na Europa, também nestes filmes podemos conhecer sua genialidade, mostrando as cidades europeias e suas paisagens através da “câmera de Woody” e sempre com uma “pitadela” de humor judaico.
Volto ao Scliar – o escritor que melhor descreveu o seu bairro. O Bom Fim. Bairro judaico de Porto Alegre? Digo que não. Afirmo que é um bairro de inúmeros imigrantes, mas que se sobressaem os judeus. Bairro lindo com suas árvores enormes demarcando a Avenida principal ¨ Oswaldo Aranha – o gaúcho de Alegrete que foi Presidente da ONU.
E Woody Allen? Fã incondicional de Ingmar Bergman e de tantos outros cineastas como Federico Fellini. Cole Porter e Anton Chekov. Também conhecido por lançar diversas atrizes. Exemplificando esta afirmação: Mira Sorvino que conquistou o ambicionado Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel dado a ela por Woody em a “Poderosa Afrodite”.
Scliar, gaúcho, além de insigne integrante da Academia Brasileira de Letras, adorava caminhar pelas ruas de sua cidade – Porto Alegre e praticar Basquete na ACM. Os caminhantes desta capital gaúcha e os jogadores de Basquete da ACM estão sentindo muita falta do companheiro e amigo Scliar.
Woody Allen, além de comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, toca clarinete semanalmente num bar de Nova Iorque. Logicamente quando está nos Estados Unidos... Esta ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável pela escolha da trilha sonora.
Moacyr Scliar e Woody Allen.
Woody Allen e Moacyr Scliar.
Dois integrantes da cultura mundial.
Cada um com sua parte.
Todos nós devemos ver nas figuras deles como a cultura é fundamental a todos nós.
Literatura, Cinema, Música – presente sempre nestas duas personalidades culturais judaicas de nossos tempos.
Como é difícil escrever a respeito de pessoas.
Gostaria de escrever muito mais, mas nestes momentos fico trancado.
Por quê?
Não sei.
Só sei dizer que para mim Scliar e Woody Allen ou Woody Allen e Scliar são meus “gurus”.
David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br
Preencha os campos abaixo.