artistasgauchos












Reflexão

Sentidos da vida
Marta Leiria

Na penúltima conferência desta edição do Fronteiras do Pensamento, fomos provocados por Contardo Calligaris a refletir sobre os sentidos da vida. Já tinha ouvido o psicanalista italiano, criador e roteirista da série Psi do canal HBO há alguns anos, quando revelou algo intrigante: em sua família, registro normativo moral não era aceito. Daí a importância da literatura, dos relatos de vida, da opção dos protagonistas das histórias. Naquela oportunidade, disse não acreditar em normas rígidas, apriorísticas, a regrar a vida das pessoas, mas sim na opção de cada um, de acordo com o foro íntimo.

Em conferência realizada na PUC/RS, o pensador aprofundou tal visão. Mencionou o que aprendeu com seu pai acerca da biblioteca de casa. Os buracos nas estantes, revelados pelos livros ausentes, demonstravam que sempre haveria vazios a serem preenchidos. Assim também a vida. Enquanto tivermos curiosidade sobre o mundo, livros por ler, realidades outras a desvendar, o vazio nos fará companhia. Quanto a mim, sempre estranhei quem se diz “pleno”. Falou do psicoterapeuta que pretende transmitir (impor) os próprios valores. O verdadeiro tratamento consiste em fazer com que o paciente descubra o próprio caminho. Acredita em “sentidos da vida”, não em um único que sirva para todos. Cada um há de buscar que a própria vida faça sentido. Que tal?

A apresentação que antecedeu a conferência surpreendeu e emocionou a todos. O rufar dos tambores daqueles jovens do Centro Social Marista de Porto Alegre sincronizou com as batidas dos nossos corações, nos energizou e nos preparou para o que viria. Bonito demais testemunhar o trabalho do CESMAR, que atende crianças e adolescentes, a eles oportunizando inúmeras atividades lúdicas e de aprendizagem. E proporciona o resgate de histórias de vida e valores pessoais, contribuindo para que cada um dos jovens possa concretizar essa necessidade tão humana de que nos falou Calligaris: a de protagonizar e encontrar o sentido para a própria vida.

21/11/2019

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "201601" no campo ao lado.
 
  

 

  Marta Leiria

Marta Leiria é escritora e Procuradora de Justiça aposentada. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1985). Ingressou na carreira do Ministério Público do RS no ano de 1988, aposentando-se em março 2019. Iniciou-se em 2012 na arte da crônica e do conto, participando de oficinas de escrita criativa e publicando artigos em Zero Hora e outros jornais. Lançou seu primeiro livro individual de crônicas e contos na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre: A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas, Ed. Metamorfose, 2019. A obra foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020 na categoria Crônica e do Prêmio Apolinário Porto Alegre 2020, da Academia Rio-Grandense de Letras.

martalealpach@gmail.com


Colunas de Marta Leiria:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações