artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Escrita

Terapia pela escrita
Léo Ustárroz

A terapia de escrita, writing therapy ou expressive writing, é uma forma de terapia pela expressão, que usa o ato de escrever e processar a palavra escrita como terapia.

A maioria de nossos transtornos psicológicos decorre de traumas decorrentes de algum evento passado, devido ao significado que demos a isso. As terapias através da expressão nos permitem reviver aquele evento, para que possamos dar um novo significado e tornar suportável aquela experiência geradora de trauma. Ao ressignificar um evento traumático, mudamos nossas emoções frente àquilo, e passamos a viver em paz com aquela experiência até então dolorosa, como se reescrevêssemos a nossa história.

Como tratamento clínico, já largamente usado em muitos países, a terapia pela escrita é considerada uma ciência e, como tal, submete-se às práticas recomendadas pelos estudos e experiências.

A atividade de escrita, mesmo sem a supervisão de terapeutas ou sem a disciplina indicada em tratamentos já formatados, põe o escritor em contato constante com seus sentimentos e emoções já experimentadas, especialmente aqueles segredos terríveis que agitam a alma e geram traumas emocionais, pois é daí que nasce o primeiro impulso — absolutamente emocional — que resultará na criação de um texto. A vantagem é que esses sentimentos são muito mais facilmente registrados numa folha de papel, cujo destino pode ser o lixo, do que contados de viva voz a alguém.

A escrita expressiva, como forma de terapia de escrita, tem sido muito estudada e desenvolvida desde os anos 80. Embora os estudos estejam voltados para encontrar a melhor metodologia a ser empregada, não há como negar o efeito terapêutico que a escrita exerce sobre qualquer pessoa, escritor ou não escritor, seja ao escrever um romance histórico de mil páginas ou, ao escrever uma pequena crônica do cotidiano em seu diário.

Independentemente de nos considerarmos ou não escritores, a criação de narrativas a partir de nossa história permite um novo olhar e um novo significado das experiências traumáticas pelas quais passamos, por menores e mais comuns que possam parecer.

E se alguém disser “É! Mas tem alguns escritores que são bem geniosos!”, podemos responder com convicção “Imagina como seriam essas pessoas se não escrevessem”.


03/06/2018

Compartilhe

 

Comentários:

Essa matéria é muito rica. Otimamente escrita e ilustrativa. Parabéns ao escritor. Gostaria de obter mais informações sobre Terapia pela escrita.
ROSELI FONTANIELLO, POÇOS DE CALDAS-MG 25/06/2018 - 11:27

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "121806" no campo ao lado.
 
  

 

  Léo Ustárroz

Léo Ustárroz nasceu em 1952, natural de Bagé-RS. Com formação em Engenharia Química pela UFRGS e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, é empresário, bloguista, e contribui como articulista em jornais locais e sítios eletrônicos. Autor dos romances SALA DE EMBARQUE (2016) e RESGATE EM PAMPLONA (2018), pela Editora Metamorfose.

leoustarroz@jus.adv.br
leoustarroz.blogspot.com


Colunas de Léo Ustárroz:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações