Atualmente há uma polêmica muito grande sobre o livro impresso e a internet.Uns afirmam que com o progresso da internet o livro impresso vai acabar,outros acham o contrário.
É claro que a internet vai cada vez mais se aperfeiçoando na era da cibernética.São blogs,sites,twitter,vídeos facebook,boletins , revistas digitais livros digitais., que se multiplicam todos os dias. A comunicação através de cartas, telefonemas acabou praticamente.
É feita toda através de e-mails, SNS, etc. A internet facilita a comunicação e abre as portas do mundo para nós.
No entanto, isto não quer afirmar,que o livro impresso, pelo menos durante muitos anos, principalmente no Brasil e na América Latina vai acabar.
Vivemos num país continental com enormes contrastes.
Verificamos que principalmente no Norte e no Nordeste as escolas são por demais precárias. Falta na maioria, salas de aula, mesas, cadeiras, professores e bibliotecas. Em grande parte as crianças estudam em barracos e têm um único livro, o didático fornecido pelos governos.Isto,quando têm.Entre aquelas que são providas de computadores,os mesmos ficam fechados em uma sala ,por falta de professores capacitados, em outras, as bibliotecas ficam com os livros mofando, por que as professoras não priorizam a leitura. É o que está acontecendo em muitas escolas do interior do nosso Estado.
Num país com milhões de analfabetos ,onde se lê muito pouco,como estas pessoas vão usar a internet? Acho que como a Literatura vai mudando ,se modernizando,assim está acontecendo com a internet.
A internet é importantíssima, é uma ferramenta indispensável, mas vai ao lado do livro impresso sem nenhum problema. Se o livro impresso acabar como ficam as grandes e pequenas editoras, as Feiras e as bienais de livros,que são espaços para se propagar a Literatura? Muitas pessoas deixam de comprar livros,porque são caros e não são prioridade no seus orçamentos.
Vejo surgir cada vez mais escritores jovens com seus blogs,sites ,etc,mas a maioria deles gostam de ver seus textos impressos e vão vendendo na internet. Há um outro detalhe que devemos levar em conta a edição de uma livro sai muito cara .Só os grandes e famosos escritores com suas próprias editoras, que se comprometem vender e divulgar os seus livros conseguem sucesso.Agora os escritores estão publicando pequenos volumes ,os livros de bolso. Através da internet os escritores podem publicar seus textos,seus livros digitais com muita facilidade.Há também boletins e revistas digitais. Contudo, jornais impressos surgem cada vez mais na imprensa alternativa, pequenos jornais mensais, semanais e até diários.
Cada município do interior tem o seu jornal, conforme até dois ou três jornais, como é o caso do meu município, assim como têm as rádios, AM, FM... A televisão não prejudicou o rádio.
A internet e o livro caminham de mãos dadas. A internet com todas as suas vantagens, mas incapaz de acabar com o livro.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.