artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Sonhar não custa nada, mas realizar, sim
Cláudia de Villar

Após o sonho em ser um escritor, a criatura decide dar o próximo passo: escrever. Obviamente, para o escritor de primeira viagem, o primeiro livro tem um “Q” de glamour. Parentes e amigos ficam ansiosos com o dia do autógrafo, pais ficam orgulhosos de seus filhos escritores. O próprio escritor estufa o peito diante da perspectiva em se tornar um conhecido escritor.
Realmente, sonhar não custa nada. Tão bom ficar imaginando o dia da sessão de autógrafos, pensar naquela fila gigantesca. Todos ávidos por ler a sua obra. Mas os sonhos acabam na publicação, divulgação e comercialização da obra. Produzir um livro não é barato. Nem para editoras e nem para autores individuais.
 
Escrever passa a ser a parte menos penosa ao se deparar com a publicação e seus valores. Dependendo do papel utilizado, do tamanho da obra, se tem ou não ilustração, da quantidade de exemplares e da editora ou gráfica escolhida, ser escritor “publicado” passa a ser um martírio. Nesse momento, a tão sonhada fila gigantesca no dia da sessão de autógrafos passa a ser um pesadelo. O escritor e a editora precisam vender os livros.
 
Na segunda publicação, já com o pé mais no chão, o escritor sonha menos, deseja que o segundo livro o tire da enrascada financeira da primeira publicação. Uma vez que ele já é “conhecido”. O problema é que dessa vez ele já não é mais a “novidade” para os amigos e o orgulho dos pais se transformou em longos conselhos sobre as finanças do país. E, dessa forma, o tamanho da fila de autógrafos diminui. Mas o escritor é um sonhador e ele quer persistir no seu sonho e lá vai ele, publicando o seu segundo livro.
E assim por diante o autor quer sonhar. Ele sente uma necessidade física em escrever e em publicar. É um sonhador. Um sonhador com dívidas, muitas vezes, mas um incorrigível sonhador.
 
Nas próximas publicações (porque ele não para de sonhar) ele já tem os pés mais no chão, porém permanece com as asas lá do princípio em que ele voava nas nuvens imaginando-se um grande escritor. Entretanto, dessa vez, o tombo é menor e ele corre menos riscos (às vezes), mas segue dormindo com cadernos e computadores e sonhando com o dia em que as dívidas não mais interromperão os seus sonhos de escritor.

03/02/2016

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "021705" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações