artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Releitura Literária para crianças – parte 1
Cláudia de Villar

Trazemos aqui hoje para reflexão dos leitores as releituras literárias para as crianças. Sabemos que existem livros ditos para adultos ou jovens que possam trazer um novo olhar sobre o mesmo tema discutido. Sobre esse método ou essa vertente não creio que haja maiores problemas, pois não se trata de plágio, mas um novo olhar, uma nova forma de ver o mesmo assunto. Dessa forma, assassinatos, abandonos, traição, rebeldia e assim por diante, são contados e recontados de diferentes jeitos, estilos e formas. As histórias de vampiros que digam!

Mas tudo isso pode ser um fator agregador no que diz respeito à reflexão sobre um determinado tema, pois leva o leitor a discutir as diferentes possibilidades sobre um assunto. Porém, o que acontece quando temos essa prática na literatura infantil? Lá na base, onde estamos formando leitores e cidadãos aptos a refletir sobre o mundo que o cerca?

Em cima desse fato abordaremos hoje, já que estamos no mês em que se comemora a consciência negra (20/11), duas obras infantis que chegaram às escolas através do programa FNDE (Fundo Nacionalde Desenvolvimento da Educação)- PNBE (Programa NacionalBiblioteca da Escola), Ministério da Educação e que abordam discriminação racial: A ovelha Negra da Rita, Silvana de Menezes e Nerina – a ovelha negra, Michele Iacocca, Edições MMM e Editora Ática, respectivamente. Duas obras sem palavras. Duas obras somente de imagens. Dois livros que induzem os leitores mirins a refletirem acerca da discriminação e da socialização entre os seres. Trazendo o chavão “ovelha negra”, ambas as obras fazem uma releitura sobre essa expressão tão carregada de preconceito e, através das singelas ilustrações, o leitor mirim percebe que a solidariedade deve prevalecer ao medo e ao preconceito. Obviamente, que nesses casos de releituras, devemos ter muita atenção, para que o efeito não seja o contrário e, assim, dar ao leitor a impressão de que a discriminação racial ainda é vista como algo em que a literatura infantil consegue tratar apenas através de expressões estigmatizadas como as ovelhas negras, alvos de perseguições e desprezo numa sociedade. Por isso, há que se ter um trabalho delicado nesse momento por parte do adulto que conduzirá essa leitura de imagens.

Deixamos aqui um convite para a leitura visual dessas duas obras que, certamente, tocarão os corações dos pequenos e dos maiores leitores.

Por fim, fica a mensagem de que uma releitura pode ser feita sem palavras, mas com sentimento, sem se tornar aborrecida, ou cansativa, mas mostrar que podemos enxergar além do apenas ver.


18/11/2015

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "474406" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações