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Marketing Cultural

Por que não tenho leitores, ouvintes, público?
Marcelo Spalding

Uma das queixas mais comuns que ouvimos de quem trabalha com cultura é a falta de interesse do público. Ninguém lê os autores locais, ninguém prestigia os músicos novos, ninguém compra obras de arte de artistas gaúchos, é tudo uma panelinha, o mercado está cheio desses lixos importados, etc, etc, etc.

Em parte, todas essas afirmações são verdadeiras: nunca houve uma concentração tão grande do faturamento cultural (inclusive das verbas de leis de incentivo) e em mercados como o editorial a invasão estrangeira não tem precedentes. Entretanto, é preciso que cada um de nós, como artistas, saibamos olhar para nosso próprio trabalho e pensar no que poderíamos fazer em relação a isso. Será que devemos mudar de profissão, hobbie ou paixão?

Com certeza, não é a única saída. Até porque diversos artistas gaúchos trabalharam durante anos até atingirem um reconhecimento fantástico, que deve estar rendendo também dividendos, como Werner Schünemann, Airton Ortiz, Letícia Wierzchowski, Jair Kobe, Daniel Galera, Fabrício Carpinejar, Peninha, Yamandu Costa. E outros tantos vivem de sua arte, ainda que não sejam tão populares, como Deborah Finocchiaro, Cintia Moscovich, Mario Pirata, Marcelo Caminha, Elisa Lucas, Clara Pechansky, Zupo, Isabel de Castro...

Uma das primeiras providências que se precisa tomar para fazer com que nossa arte seja mais conhecida é compreender que somos nós os responsáveis pela sua divulgação e propagação. Por mais que você tenha publicado um livro por uma editora ou seu espetáculo faça parte de algum festival, não adianta esperar que outro faça pelo seu trabalho aquilo que você faria melhor, até porque editoras têm dezenas (ou centenas) de livros para divulgar, festivais lidam com diversos espetáculos, alguns vindos inclusive do exterior.

Você dirá que é um artista, não um vendedor, não um marqueteiro. Mas talvez aí que esteja a primeira barreira a ser quebrada: marketing não é palavrão. Para que uma obra tenha chance de sucesso, hoje, é preciso que ela seja muito bem feita esteticamente E TAMBÉM tenha algum apelo comercial. E não sei se era muito diferente anos atrás, ou se nós é que romanceamos o passado.

Note que não adianta nada você ser muito bom em marketing mas seu livro, filme, escultura ou peça de teatro ser ruim. Já diria um sábio, “ninguém engana muita gente por muito tempo”. Mas também não adianta sua obra ser maravilhosa se não consegue atrair público, aí nem o famoso boca a boca funciona.

Assim, é cada vez mais importante que nós, artistas, sejamos ou não dedicados apenas à nossa arte, tenhamos profissionalismo para lidar com ela. Isso não significa que devamos sacrificar nosso conteúdo, nosso objetivo: talvez você escreva para mudar o mundo, não esteja preocupado com o retorno financeiro, mas ainda assim para que seu livro tenha algum impacto você precisa de público. O artista vive do seu público, seja qual for seu objetivo com a arte.

Ter profissionalismo, nesse contexto, é entender que estamos inseridos em um mercado, em uma economia que gira milhões e que tem enormes desafios, mas muitas oportunidades. Ter profissionalismo é reconhecer nosso trabalho como um produto, agregar valor a ele, saber identificar os gargalos, investir e reinvestir para torná-lo cada vez mais conhecido.

Alguns realmente preferem deixar que profissionais mais especializados, como produtores, assessores de imprensa, etc, façam parte desse trabalho para si. Mesmo assim, é fundamental que nesse caso o artista haja como líder de uma equipe, envolva-se no planejamento e na divulgação de seu trabalho e de seu nome. Afinal, não custa lembrar nesse texto tão cheio de inevitáveis clichês do marketing, nessa área o nosso nome é a nossa marca.


29/05/2015

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Comentários:

Não, Marcelo. Não existem apenas os "autores importados" como pedras no caminho dos autores nacionais, especificamente, dos gaúchos. Aqui dentro, temos alguns impedimentos, sabe, as ditas"panelinhas". São os programas de governo - acho que não preciso citar, são vários - que não abrem espaço para gente fora de seu "cartel". No meu caso, por exemplo, dou palestras, participo de feiras, visito escolas, e algum programa dos que estão aí me abrem espaço? Para outros tantos escritores dá-se o mesmo: portas fechadas.
Jacira Fagundes, Porto Alegre/RS 09/06/2015 - 10:50
Amigo Marcelo concordo com Hugo em priemiro lugar é o problema finaceiro.A publicação de uma livro sai muito cara fora muitas vezes do nosso orçamento.Em 2º lugar os escritores do interior lutam com muita dificuldade e dificilmente são reconhecidos.Bom texto.Abraços.
Suely Braga, Osório RS 29/05/2015 - 21:02
A necessidade de divulgação é uma verdade incontestável. Não fosse assim, as grandes corporações não investiriam tão maciçamente na propaganda de seus produtos. Ai chegando, concluímos que a falta de dinheiro é o primeiro entrave dos "pequenos" autores, sendo necessária a captação de fundos através de patrocinadores. Então temos várias batalhas para lutar e, se quisermos progredir, devemos vencer todas.
Marcos de Andrade, Passo Fundo/RS 29/05/2015 - 19:12
Concordo plenamente com o Marcelo. Entretanto gostaria de acrescentar que os artistas interioranos, como não estão, no burburinho dos grandes centros, sofrem bastante com o fato de não terem as suas obras focalizadas pela mídia da capital que - em última análise - é a que irradia e divulga para todo o Estado.Mas este é um tema que nos leva a uma reflexão mais ampla.
Hugo Pontes, Poços de Caldas-MG 29/05/2015 - 14:29

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  Marcelo Spalding

Marcelo Spalding é professor, escritor com 8 livros individuais, editor de mais de 80 livros e jornalista. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras.

marcelo@marcelospalding.com
www.marcelospalding.com
www.facebook.com/marcelo.spalding


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