artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Letras & Ilustrações: Parceria ou Desavença?
Cláudia de Villar

Há algum tempo os livros fizeram uma parceria com as ilustrações. Hoje, livros infantojuvenis, principalmente, surgem carregadinhos de desenhos coloridos, ou preto e branco, colorindo não apenas o objeto livro, como a cabeça dos leitores.

Não há como negar que a aparência final dos livros ganhou um ‘Q’ de glamour. Antigamente, as ilustrações eram mais escassas, as palavras exigiam do leitor uma viagem. Ou seja, o leitor lia e imaginava como seria aquela cena ou aquela personagem. Hoje, há livros que pouco exigem da imaginação do leitor. Vem tudo pronto. E assim surgiu a desavença.

De um lado temos leitores que preferem livros coloridos e ilustrados. Quanto mais figura melhor! De outro temos autores enlouquecidos com essa ‘nova norma’ do livro infantojuvenil. E a palavra? Não vale por si só? Temos também o valor final da obra. Quanto mais figuras mais caro fica o livro. Porém, assim como o escritor, o ilustrador também tem direito à remuneração de seu trabalho.

Mas quanto é importante uma ilustração num livro? O que acrescenta um desenho entre as palavras e letras? Qual é o resultado final que um escritor espera ao escrever um livro? Quer que comprem seus livros pelas palavras ou pelas ilustrações. Afinal, existem muitas pessoas que compram livros por causa das ‘figuras’.

Na época dos grandes e imortais escritores, as ilustrações eram escassas e as palavras transbordavam de sentido. Hoje, podemos perceber sentido nos desenhos. Existe a leitura das imagens e com ela podemos produzir conceitos e significados acerca desses desenhos.

Mas ao voltarmos ao assunto preço final da obra há também aquele momento em que o escritor paga o ilustrador (independente da venda ou não dos livros), paga a editora e fica à espera da venda do livro para enfim ter o retorno do que gastou e... O lucro! Então surge a vontade (e nesse$$idade) em se produzir um livro com poucas ou nenhumas ilustrações. Mas se os leitores preferem mais livros ilustrados, a venda fica mais fácil com os desenhos nas obras e assim se cria um círculo vicioso. O escritor precisa vender, o leitor quer desenhos e o ilustrador vai cobrar antes da venda! E agora, como fica a relação escritor X ilustrador?

Por fim, pode-se dizer que um completa o outro? Entre escritores e ilustradores há parceria ou desavença?


27/08/2014

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "280305" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações