artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Liana Timm recebe título de cidadã de Porto Alegre

A artista multimídia, arquiteta, designer e poeta, Liana Mahfuz Timm recebe no dia 11 de novembro, próxima terça-feira, o título honorífico de Cidadã de Porto Alegre. A Sessão Solene ocorre às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Vereadores (Avenida Loureiro da Silva, 255). A homenagem, proposta pela vereadora Margarete Moraes é um reconhecimento à sua atividade em favor da arte e da cultura, tendo Porto Alegre como ponto de partida. Ao todo, a produção plástica da artista sobre a cidade soma perto de 350 obras espalhadas em acervos de empresas e coleções particulares. Liana já realizou 62 exposições individuais e 123 coletivas, publicou 19 livros e recebeu 13 prêmios.

Liana nasceu em 1947 em Serafina Corrêa, município localizado à cerca de 214 km de Porto Alegre, na serra gaúcha, entre Caxias do Sul e Passo Fundo. Filha de Antonio Mahfuz e Lia da Cunha Mahfuz, foi casada com o arquiteto Edgar Antonio Timm, com o qual teve três filhos, Carolina, Antonio e Samantha. Aos 12 anos iniciou o aprendizado da pintura, ocupando-se também da poesia e música.

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Arquitetura Habitacional e Mestra em Educação pela UFRGS. Liana é, ainda, designer gráfica, poeta e transita pela arte da cenografia e da produção de eventos culturais, mas elegeu como atividade primordial seu trabalho dentro das artes visuais e da literatura. Desde 1969 trabalha com linguagens bi e tridimensionais. O desenho, a gravura, a pintura, a escultura são algumas das modalidades artísticas desenvolvidas, mas atualmente dedica-se à arte digital, ao videoarte e à técnicas mistas em grandes formatos. Em cada uma das linguagens, a artista introduz seu estilo pessoal, por meio de características que se afirmam como marcas de sua autoria. Por meio de multimídias, transpõe sensações e sentimentos, lógicas e emoções. Vive e trabalha em Porto Alegre, com atelier em permanente ebulição artística Sua produção mixa manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade.

Também é reconhecida pela representação de classe. Participou em causas coletivas e associações, sendo co-fundadora do Movimento Gaúcho em Defesa da Cultura, que evitou que o governo colocasse abaixo o prédio da Usina do Gasômetro, hoje ícone da cidade de Porto Alegre. Também foi presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, na gestão 1983/1984. Além da participação da Associação Nacional de Semiótica/Regional Sul.

 

Mais informações sobre Liana Timm

 

A presença de Liana Timm no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na