artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


O Projeto Arquipélago - De Atlântis a Açores
Monika Papescu


O "projeto arquipélago - De Atlantis a Açores" foi inspirado pela vontade de resgatar a cultura patrulhense, de colonização açoriana. E por que não retroceder ao tempo em que o arquipélago açoriano era Atlantis, próspero império regido por Zeus. Mas algo deu errado e Atlantis desapareceu, resultando nos Açores e a vinda dos açorianos para a cidade de Sto Antônio da Patrulha.

A Lenda de Atlantis foi a base da oficina de criação de livros ilustrados ministrada por Monika Papescu às professoras da escola. A partir daí deu-se início a dois trabalhos paralelos; a montagem do espetáculo teatral com o grupo de alunos da escola dirigido pelo Mario Cavalheiro, e a confecção dos nove livros sobre as nove ilhas açorianas coordenado pela Monika Papescu, trabalho que resultou nesta obra.

Todos os alunos da escola aprenderam sobre a lenda. As turmas foram divididas em nove grupos e iniciaram o trabalho de criação de textos sobre cada uma das ilha. A cada ilha foi relacionada uma virtude e aos grupos coube a escolha da ilha que melhor combinasse com seu perfil: a Ilha da Baleia com o grupo de valentes meninos, a Ilha da Música com as crianças, a Ilha dos Sonhos com o pessoal mais velho que já adquiriu tranqüilidade para contar e ouvir, a Ilha do Vento e a Ilha do Cheiro Bom com os grupo agitados, a Ilha das Flores contemplou a delicadeza das meninas, a Ilha do Vulcão representa os corajosos, a Ilha das Águas Frescas não precisa de explicações e a Ilha da Lagoa do Fogo é de um grupo sempre pronto para trabalhar.

Com os textos prontos, os grupos, auxiliados pelas professoras, montaram os nove livros, diagramaram, ilustraram as capas e miolos e se tornaram autores e ilustradores de sua primeira obra. As ilustrações dos livros de papel foram transferidas para quadros grandes feitos de taquara e tecido. Vale ressaltar que os alunos fizeram praticamente tudo com o mínimo de ajuda. Desenvolveram as histórias, criaram os desenhos, costuraram os tecidos nos quadros a serem pintados e transferiram fidelíssimamente as ilustrações para os quadros grandes utilizando materiais diversos e originais.

Cada livro é formado por seis quadros, conforme o número de páginas dos livros de papel, e montados como biombos para serem expostos e admirados. Os livros/biombos foram fotografados e o livro é o resultado de quase um ano de trabalho: uma obra prima de autoria e ilustrado pelos alunos especiais da Escola de Ensino Fundamental Pica-Pau Amarelo - Modalidade Educação Especial, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Antônio da Patrulha.

 

Mais informações sobre Monika Papescu

 

A presença de Monika Papescu no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na