artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Um labirinto de histórias: Maurem Kayna lança livro, ebook e site que inauguram projeto inovador na literatura

Livro “Labirintos Sazonais” ganha sessão de autógrafos; evento lança também série de oficinas literárias

O que as estações do ano e as combinações matemáticas têm a ver com literatura de ficção? Esta é a pergunta que será respondida na sessão de autógrafos do livro “Labirintos Sazonais” e nos lançamentos do site e do ebook de mesmo nome, que acontecem no dia 5 de dezembro, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre/RS. Com financiamento do PróCultura RS, “Labirintos Sazonais” é uma iniciativa que explora a leitura não linear e interativa, em que o leitor escolhe uma entre quatro alternativas possíveis de início, meio e fim da história, resultando em 64 enredos diferentes, conforme a estação do ano selecionada.

Originalmente uma provocação do escritor e fundador do Movimento Literatura Digital Marcelo Spalding à Maurem Kayna, “Labirintos Sazonais” nasceu da curiosidade em explorar as possibilidades narrativas a partir da escolha de trechos de histórias. Para isso, as estações do ano serviram como inspiração para organizar um sistema de combinações que formam uma narrativa curta de acordo com as escolhas do leitor. É fácil pensar que um ebook ou um site seriam as mídias mais adequadas para esse tipo de exploração literária. Porém, “Labirintos Sazonais” é também um livro impresso que utiliza de sofisticado sistema de paginação para permitir a mesma interatividade propiciada com facilidade pelos meios digitais. Por isso, a autora explica que as diferentes mídias utilizadas no projeto são obras em si e não substitutas umas às outras:

— A narrativa será experimentada de modo totalmente diverso em cada um dos meios, impresso, online ou ebook. Assim, não se trata apenas de reprodução da obra em diferentes veículos, mas quase obras distintas em função do meio onde serão lidas — defende.

O projeto contempla ainda uma série de oficinas literárias que a autora ministrará em escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre ao longo de 2015. Como o livro, o site e o ebook, a atividade levará os estudantes a participarem através da criação de títulos, de fotografias inspiradas nas histórias ou na construção de textos motivados pela obra. "Labirintos Sazonais" se presta também a atividades transdisciplinares, já que se trata de um texto baseado em análise combinatória, e sua disponibilização em outros dois idiomas permite a realização de exercícios de tradução e interpretação do texto.

O livro “Labirintos Sazonais” tem edição trilingue em português, inglês e espanhol, e conta com fotografias de Ivan Pielke, Aiton Cattani, César Bastos de Mattos Vieira e Maurem Kayna. O ebook estará disponível gratuitamente em www.labirintos-sazonais.com.

Serviço
Sessão de autógrafos do livro e lançamentos do site e do ebook “Labirintos Sazonais”, de Maurem Kayna.
Quando: Dia 5 de dezembro, às 19h30min.
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80, Porto Alegre/RS).
O livro estará à venda no local por R$ 35,00.

Saiba mais!
“Labirintos Sazonais”

Autora: Maurem Kayna.
Editora: Marcavisual.
Financiamento: PróCultura RS.
Tradução: Rafa Lombardino (inglês) e Patricia Fierro (espanhol).
Fotografias: Ivan Pielke, Aiton Cattani, César Bastos de Mattos Vieira e Maurem Kayna.
ISBN: 9788561965266
Preço de capa: R$35,00
Páginas: 63 pp.
Tamanho: 21cm X 21cm
Booktrailer: http://www.youtube.com/watch?v=oDaUT4J8NM

Sobre a autora
Maurem Kayna é gaúcha, nascida em 1972. Em ebook, participou da antologia “Econtos” (Ficções Editora, 2010) e lançou a coletânea de contos “Pedaços de Possibilidades” (Simplíssimo, 2010). Em 2009, foi vencedora do II Concurso Literário da Revista Piauí (Nº 36) com o conto “Trânsito”. No mesmo ano, foi finalista no Prêmio Sesc de Literatura na Categoria Contos com “Pedaços de Possibilidade”. Em 2007, foi segundo lugar no concurso “Exercícios Urbanos” do mês de agosto no Portal Literal com o conto “Interrupções”. Em 2004, seu conto “Cotidiano” integrou a antologia “101 Que Contam” (Editora Nova Prova), organizada por Charles Kiefer. Atualmente, publica no site www.mauremkayna.com.

Assessoria de imprensa
Vitor Diel

51. 35 16 14 67
51. 96 77 14 67 (whatsapp)
vtor.diel@gmail.com

 

Mais informações sobre Maurem Kayna

 

A presença de Maurem Kayna no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na