artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Sobre Anjos & Grilos circula em 07 cidades do Rio Grande do Sul

Depois de percorrer vários estados brasileiros, Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, volta a circular no Rio Grande do Sul através do Arte SESC - cultura por toda parte - Projeto Rio Grande no Palco.

PROGRAMAÇÃO

10/09 - Soledade, 20h - Centro Cultural - Rua Benjamin Constant, 60 

11/09 - Farroupilha, 20h - Clube Santa Rita - Av. Vêneto, 233

13/09 - Lajeado, 20h - Teatro Sesc - Rua Silva Jardim, 135 

15/09 - Alegrete, 20h - Centro Cultural de Alegrete - Praça Oswaldo Aranha, SN 

17/09 - Erechim, 20h - Centro Cultural 25 de Julho  

18/09 - Passo Fundo, 20h - Teatro do Sesc Passo Fundo - Av. Brasil, 30 

 22/09 - Gravataí, 20h - Teatro do SESC Vale do Gravataí - Rua Anápio Gomes, 1241 - Centro 

"... Atriz e projeção multimídia são na verdade um único corpo. O texto é construído de uma forma tão natural que às vezes é possível esquecer que se está ouvindo um poema. Aqueles que dizem não gostar de poesia deveriam assistir..."
Marcela Benvegnu, jornalista

Sobre Anjos & Grilos é um espetáculo híbrido - cômico / lírico / poético - no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos, poemas e trechos de entrevistas de Mario Quintana (1906/1994), falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, o progresso, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, as religiões e, principalmente, a valorização da vida. A cenografia é de Zoravia Bettiol, a trilha de Chico Ferreti e a direção de Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira.

  A peça tem duração de 60 minutos e sua classificação é livre.  

Leia trechos da crítica da última apresentação realizada dia 29 de agosto no XVIII FENTEPP - Festival de Teatro de Presidente Prudente/SP:

XVIII FENTEPP - Crítica: Sob as Asas do Anjo

“O espetáculo Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mário Quintana, com concepção, roteiro, codireção e interpretação de Deborah Finocchiaro, pela Companhia de Solos & Bem Acompanhados, de Porto Alegre, apresentou no Teatro Municipal Procópio Ferreira, de Presidente Prudente, a poesia de Mário Quintana em sons, imagens, gestos e movimentos.

O que chama a atenção no solo de Deborah Finocchiaro não é exatamente a tentativa exclusiva da performer de apresentar uma leitura própria da obra do poeta gaúcho. Pelo contrário, o que há é um compartilhamento da cena. Uma simultaneidade de presenças e o estabelecimento de relações. Ao mesmo tempo, a presença da atriz e a presença do poeta. Caminham juntas na homenagem conferida. Várias são as imagens projetadas do poeta, desenhado com terno e asas de anjo. Afinal, “Quintana é um anjo disfarçado de homem”. Esse procedimento, aliado aos seus textos e poemas ditos pela atriz, faz de Mário Quintana um presença concreta/virtual no palco, e não apenas referência ou remissão.

Presença marcante a da atriz que promove constantemente parcerias: com o seu público, com o seu poeta, quer dizer, nosso poeta. Por vezes, abandona o palco e invade a plateia, conversando, brincando com os espectadores. Outras vezes, convida-os para o jogo: ensina os versos de Poeminho do Contra (Todos esses que aí estão/ Atravancando meu caminho,/ Eles passarão.../ Eu passarinho!), e juntos o cantam, sendo musicalmente acompanhados pela própria atriz, que toca/tecla em uma máquina de escrever. Momento de comunhão, beleza e inventividade. Nesse sentido, cumplicidade talvez seja a palavra mais adequada para se referir a este espetáculo.

A performance de Deborah Finocchiaro baseia-se em movimentos corporais e vocais em expansão, com uma variedade de registros espantosa. Havia uma codificação em seus gestos e movimentos que fazia de sua atuação uma coreografia. A atriz dançava leve e espontaneamente. E assim ela se relacionava com os demais elementos do espetáculo. Dançava com a música (obviamente), com a luz e, sobretudo, com as imagens projetadas, fundindo-as ao seu corpo, como na cena em que se acrescia a sua figura as asas de um anjo, espelhando a representações de Mário Quintana no espetáculo.

Além disso, uma variação intensa e ininterrupta nos modos de enunciação dos poemas e dos textos de Quintana. Percebia-se, nesse procedimento, a liberdade e a tentativa de descobrir o poeta sem se prender a nenhuma forma cristalizada, mas experimentando, brincando com as palavras, no balançar das asas do anjo. Em certos momentos, havia um crescendo rítmico do trabalho da atriz, desenfreado, irrequieto. Engraçados e inusitados, eles provocavam estranhamento e curiosidade...
Referências a infância e ao mistério da vida em seu dia a dia; crítica à sociedade e à indústria cultural. Temas recorrentes na poética de Mário Quintana e que se encontram também na peça. Mas seu protagonista não é nem o poeta, nem a atriz: é a própria poesia. Dela fala-se todo o tempo. E é através dela que se deve pensar e fruir Sobre Anjos & Grilos. Em outras palavras: ler/ver/ouvir/sentir o espetáculo como um poema.”

Igor de Almeida, crítico do XVIII FENTEPP - www.fentepp.com.br/noticias, 31/08/2011 - Presidente Prudente/SP

ficha técnica

Textos e Poemas  Mario Quintana Concepção, Roteiro e Atuação Deborah Finocchiaro Direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira Cenografia e Imagens Zoravia Bettiol Trilha Sonora original Chico Ferreti (Com exceção das músicas Ecogliter, de Laura Finocchiaro e Franco Junior, e trechos das músicas Baleada Noturna, de Lory Finocchiaro, 4ª Sinfonia de Mahler e Concertos de Brandenburgo n° 4 e 5 de Johann S. Bach) Voz em Off Paulo José Iluminação Fabrício Simões e Jessé Oliveira Responsável técnico Carlos Azevedo Operação de Som e Imagens Tito Grando Figurino Raquel Cappelletto Programação gráfica Ricky Bols Produção  Daniela Lopes e Deborah Finocchiaro Realização Companhia de Solos & Bem Acompanhados

contatos com a produção 51 91364437  

Assista o Clip do espetáculo 
http://www.youtube.com/watch?v=qSNNrIMrXW0
www.sobreanjosegrilos.com.br
www.deborahfinocchiaro.com

 

Mais informações sobre Deborah Finocchiaro

 

A presença de Deborah Finocchiaro no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na