artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Artista Gaúcho apresenta mostra individual na Alemanha

 O Gaúcho Pedro Gutierres está na Alemanha preparando a sua primeira exposição internacional. As obras do artista serão exibidas, a partir dia 22 de outubro, na Galeria Av. Paulista em Hamburgo.

Inaugurada em 2008, a Galeria é um projeto de Annet Kiener, alemã que morou em São Paulo por 12 anos e que agora se propõe a divulgar a arte brasileira no exterior. Annet conheceu o trabalho de Pedro Gutierres através de uma revista brasileira e o convidou a expor para o público Europeu. Pedro aterisou em Hamburgo no último domingo com 20 obras que misturam desenho, pintura e colagem. Essa semana o artista está pintando nas paredes da galeria e acertando os últimos detalhes para a vernissage que acontece na próxima sexta-feira.

O “making off” da exposição pode ser conferido no blog do artista: www.pedrogutierres.com/blog Sobre Pedro Gutierres Pedro Gutierres é um designer que tem as artes plásticas aliadas ao seu trabalho. Sua obra é fundamentada nas teorias do desenho e da pintura, além de ter sofrido forte influência do grafitti e da street art durante sua formação. Somado ainda com elementos do design, Gutierres cria e registra momentos de seu cotidiano sobre papel com canetinhas, canetões, pincéis, tintas, sprays, ou qualquer material que tiver a sua disposição. Perfeccionista e muito autocrítico, Pedro Gutierres ainda é viciado em caderninhos de desenho, completando centenas de páginas em somente alguns dias.

Sobre a exposição

A exposição de Pedro Gutierres baseia-se principalmente em sua linha visual que percorre os limites entre desenho e pintura - o que chama de “Desenhuras”.
As obras, para a sua primeira exposição na Alemanha, foram elaboradas sobre papel de desenho, misturadas com fitas, cartazes de rua e papel vegetal, criando assim camada sobre camada - uma das pricipais características da pintura. Gutierres segue essa linha conceitual, levantando questões artísticas como limites entre técnica, além de questões mais referentes ao mundo de uma forma geral, como materiais reaproveitados, poluição, ecologia, etc. Analizando seus trabalhos pelo lado da temática, o artista encara sua obra como “registros” do cotidiano, desenhando momentos que vivencia diariamente. Seus desenhos, com uma pegada expressionista e pop, tem a linha distorcida como principal referência aos registros, já que os mesmos devem ser feitos em alguns segundos para conseguir reproduzir um fato vivido em somente um desenho.

O artista ainda é apaixonado por arte oriental e por tipografia, e isso fica muito evidente no uso das cores chapadas - característica da xilogravura, por exemplo - além do uso da tipografia como forma, e não mais como palavra.

Site da galeria (em alemão): www.av-paulista.de

 

Mais informações sobre Pedro Gutierres

 

A presença de Pedro Gutierres no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na