artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


EX CORDE – Litografias de Raquel Lima

EX CORDE – Litografias de Raquel Lima, em setembro na Cultural Gallery of Arts Dante Sfoggia

A exposição EX CORDE – Litografias de Raquel Lima é a próxima atração da Cultural Gallery of Arts Dante Sfoggia, do Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano. De 01 a 27 de setembro, os visitantes poderão apreciar a mostra, que tem a curadoria de Dânia Moreira e apresenta um panorama da recente produção litográfica da artista, com obras que colocam a litografia em diálogo com outras técnicas e explorando diferentes suportes.

Nascida em Brumado, no interior da Bahia, Raquel Lima vive e trabalha em Porto Alegre, onde desenvolve seu processo artístico, iniciado como autodidata, em 1994 fez sua 1a exposição individual em Maceió-AL. Desde 1998 freqüentou diversas oficinas do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, e há dez anos iniciou-se na gravura, na oficina de Litografia, sob orientação da artista e professora Miriam Tolpolar. Sua pesquisa em arte, a partir de então, se desenvolve voltada para a gravura, especialmente a Litografia, e a exploração de suas possibilidades de diálogo e expansão. Teve sua última exposição individual indicada ao Prêmio Açorianos 2010, como Destaque em Gravura. Em seu trabalho, Raquel executa uma constante experimentação de associação de técnicas e utilização de suportes não convencionais, produzindo obras que tem como característica a constante referência ao coração.

Objeto de estudo formal e simbólico na poética da artista, o coração foi eleito já há algum tempo como interlocutor da sua prática artística, e está sempre presente em suas obras nos últimos anos, seja de forma explícita ou não. Aos sentidos convencionais da leitura do coração como órgão do corpo humano, representante por excelência do sentimento e da pulsação da vida, a artista sobrepõe a apresentação de outros sentidos, gerados por uma ação mais aberta, que vai desde a utilização de sua configuração mais reconhecível, até momentos em que se mostra mais interessada em criar signos, que por vezes chegam ao abstrato, ainda que baseados profundamente nas dimensões físicas e psicológicas do corpo.

Nesta mostra são reunidas litografias que formam um conjunto representativo da produção recente da artista. Estas litografias são cuidadosamente trabalhadas na pedra, seguindo as competências mais rigorosas da técnica, o que revela a habilidade da artista na espontaneidade e refinamento dos tons e texturas obtidos em aguadas e intervenções com ponta seca, explorando principalmente a técnica da eliminação. São os corações, ora impressos sobre papel, aplicados no interior de envelopes ou sobre tecido de grandes dimensões, ou ainda sobre delicado voile. Em um primeiro momento imagens puras, agora mesclam-se a outras impressões, costuras, recortes, linhas de sutura, agulhas e incisões, geradas no embate do gesto que materializa o pensamento, a idéia, o desafio, o sentimento. Assim se criam obras múltiplas e únicas, descendentes da mesma matriz, da mesma imagem, que tem a possibilidade mágica da repetida reprodução subvertida, na maioria das vezes, pela ação particular e criativa da artista. Raquel se lança, de coração aberto, num caminho de descobertas e vivências, de humanização, de identificação interior e com a própria condição humana, e faz questão de partilhar a experiência conosco. De coração.

 

SERVIÇO

EX CORDE – Litografias de Raquel Lima
Curadoria: Dânia Moreira
Abertura: 01 de setembro, às 19h
Visitação: de 01 a 27 de setembro, na Cultural Gallery of Arts Dante Sfoggia, do Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano, na Rua Riachuelo, 1257 · Porto Alegre · RS · Brasil · (51) 3025.0600.
Horário: das 14h às 18h, de terça a sexta-feira

 

SOBRE A ARTISTA

Raquel Lima, ao longo de dezesseis anos interruptos, teve participação em dezenas de Salões e Exposições coletivas em Museus e Galerias: Museu de Arte Contemporânea de Jataí - Goiás / Museu Olho Latino - Atibaia - SP/ Museu Ruth Schneider - Passo Fundo - RS / Museu da Gravura Brasileira - Bagé - RS / Museu de Arte Contemporânea - Porto Alegre - RS / Museu José Bica de Medeiros-Alegrete - RS / Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis - SC / Galeria Modernidade - Novo Hamburgo - RS / Pinacoteca da Feevale - Novo Hamburgo - RS/ Galeria Gravura Brasileira - SP/ Casa de Cultura Mario Quintana - Porto Alegre - RS/ Paço Municipal - Porto Alegre - RS / Galeria do Instituto de Letras e Artes de Pelotas - RS / Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa - Porto Alegre - RS / Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre - RS / Museu de Ciências e Tecnologia da PUC - Porto Alegre - RS / Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba - J. Pessoa - PB / Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima - Caxias do Sul - / Fundação Memorial da América Latina - SP/ Palais de Glace - Buenos Aires, entre outros

Trabalhou ativamente no Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul, onde foi membro da Diretoria Executiva entre 2003 e 2005 e participou de projetos em parceria com o Santander Cultural. Obteve indicação como Destaque em Gravura no IV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em 2010.

 

CONTATOS
Raquel Lima
keuart2003@yahoo.com.br
(51) 81360376
http://www.koralle.com.br/arte/raquellima/galeria.asp
http://www.flickr.com/photos/raquellima_artesvisuais

Dânia Moreira
daniamoreira@cpovo.net
(51)84198569

 

Mais informações sobre Raquel Lima

 

A presença de Raquel Lima no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na